sábado, 20 de novembro de 2010

No dia mais claro, na noite mais densa...

É, enfim, está sendo lançado o esperado filme Lanterna Verde, baseado na HQ criada por Martin Nodell e Bill Finger. Estrelado por Ryan Reynolds (que, segundo o autor desse blogue, pode acabar destruindo a história do portador do Anel, como o fez Ben Affleck em O Demolidor).

Framboesa de Ouro 2004 como pior ator (antítese do Oscar)
Assim esperamos que o Sr. Ryan Reynolds não siga pelo mesmo caminho de O Demolidor. São poucos os atores que conseguem "pegar a veia" dos personagens em quadrinhos. Relembrar nunca é demais e alguns vão fundo demais como o ator Heath Ledger que não pode receber a homenagem póstuma.

Ledger: Tão bom quanto o outro Coringa de Batman, interpetrado por Jack Nicholson.
 Enfim, o que nos resta é assistir o filme e torcer para que Lanterna Verde seja mais um sucesso da série de HQs na Tela Grande.
Assista o trailer:



Fonte: site omelete, wikipedia.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alvorada inicia semana de atividades comemorativas ao Dia da Consciência Negra

Na última quarta feira, 10, iniciaram-se em Alvorada as atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra. De 10 a 27 de novembro, diversas atividades, como mostras e atrações culturais, estão sendo realizadas em diferentes locais da cidade, como o ginásio municipal Tancredo Neves e a Sede Social União Esperança. Os eventos estão sendo organizados pelo Espaço da Diversidade da Secretaria de Educação (SMED), e tem entrada franca.

Vice-Prefeito Geovani Garcia, (sentado, ao centro); a Secretária de Educação, Jussara Véras de Bittencourt, (à direita); o Vereador Edson Borba, (esquerda); e a Diretora do Espaço da Diversidade da SMED, Maria de Lourdes Santos da Silva, (em pé).
 Leia mais sobre o Dia da Consciência Negra em Alvorada.

Fonte: Site da Prefeitura de Alvorada

Data das novas provas do Enem serão anunciadas na próxima semana

Haddad reafirma na Câmara que a nova oportunidade deverá ser dada apenas aos alunos que receberam provas amarelas com erro de montagem e aos que não perceberam a inversão dos cabeçalhos das provas com os dos cartões de resposta.

Haddad: não haverá prejuízo ao uso da nota da prova pelas instituições de ensino superior.
As falhas ocorridas na primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - inversão dos cabeçalhos de provas e erro de montagem de quase 2 mil provas amarelas, que tiveram questões repetidas ou faltando - não vão atrasar o cronograma de divulgação dos resultados do teste. De acordo com ministro da Educação, Fernando Haddad, as novas provas serão aplicadas ainda em dezembro aos candidatos prejudicados nos testes realizados nos últimos dias 6 e 7.

Haddad afirmou nesta quarta-feira, durante audiência Pública na Comissão de Educação e Cultura, que a data deve ser anunciada até a próxima semana, assim que for concluída a avaliação da quantidade de exames que serão reaplicados. Segundo o ministro, será preciso identificar caso a caso os alunos que foram prejudicados por erros gráficos, estimados em 0,1% do total de inscritos no exame (cerca de 3,5 milhões).

Leia mais sobre o ENEM.

Fonte: site da Câmara dos Deputados

Sarney nega formação de 'superbloco' no Senado


O presidente do Senado, José Sarney, declarou, na manhã desta quarta-feira (17), que o acordo feito na Câmara para a criação de um bloco com os partidos da base aliada ao futuro governo Dilma Rousseff não se estende ao Senado Federal.
- Não temos isso em vista aqui. Até agora ninguém tratou da criação de blocos aqui.
Nesta terça-feira, as legendas PMDB, PP, PR, PTB e PSC anunciaram a formação do bloco para atuação conjunta na Câmara. A movimentação poderia influenciar a disputa pela presidência da Casa em 2011.
Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade desse "superbloco" parecer uma afronta ao PT e uma demonstração de disputa de poder, Sarney disse desconhecer as motivações que levaram ao acordo.
- Eu não conheço o que está ocorrendo na Câmara, de maneira que eu não sei as motivações que levaram a bancada a fazer isso - assinalou.

Bingos
A respeito de uma possível legalização dos bingos com o objetivo de ampliar os recursos para a Saúde e evitar, assim a criação de uma nova CPMF, Sarney disse ser contra a medida.
- Sou contra a legalização do jogo e até mesmo dos bingos - declarou.
A ideia foi apresentada pelo deputado Silvio Costa (PTB-PE), que anunciou a apresentação de emenda a projeto que legaliza os bingos, para que toda a arrecadação de impostos da exploração dessa atividade seja destinada à saúde. Os bingos estão proibidos no Brasil desde 2004, mas tramitam na Câmara alguns projetos tratando de sua legalização. Se aprovados por aquela Casa, ainda serão examinados pelo Senado.

Mesa Diretora
O presidente do Senado se reúne nesta quarta-feira (17) com a Mesa Diretora para discutir pedidos de informações a ministérios, requerimentos de tramitação conjunta de projetos e o plano estratégico da Secretaria de Comunicação Social da Casa.
- Nós vamos tratar das resoluções que votamos durante o ano e aprovar o relatório de todas elas. É uma exigência regimental justamente para que se possa levar ao plenário as decisões que foram tomadas.
O presidente do Senado recebe também o ministro do Esporte, Orlando Silva, e atletas para falar sobre programas da pasta que podem receber emendas ao Orçamento 2011.
 
Rodrigo Batista / Agência Senado
Fonte: site do Senado Federal

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Star Wars: The Old Republic - Trailer 2

Para quem viu o primeiro trailer da saga aqui no bibliotecando por aí, agora veja o segundo. Esse trailer mostra... Achou que eu ia contar...

Olha aí:



Fonte: Omelete

João Cândido e a Revolta da Chibata no CORREIOS NEGRO IV

 A Agência Central dos Correios, situada na Rua Siqueira Campos está coordenando o IV CORREIOS NEGRO com um tema de alta relevãncia para a História do Brasil: a heroica resistência de João Cândido e seus companheiros marinheiros diante dos abusos de uma marinha com forte carater portuguesa. Vale a pena conferir, veja a programação:



IFRS abre concurso público para Assistente de alunos e para outras vagas

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul abriu vagas para o Cargo de Assistente de Alunos, segundo o EDITAL Nº 28, DE 15 DE OUTUBRO DE 2010. As provas serão realizadas no dia 16/01/11, o valor da inscrição é R$ 70,00 e o requisito mínimo é o Ensino Médio. Faça a sua inscrição aqui, mas antes leia o edital.

Boa Prova e Sucesso!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Snoopy e sua turma na Biblioteca



E há quem diga que os desenhos servem somente para distrair, mas também é necessário a inteligência de um 'Schultz' para que isso passe despercebido e o desenho passe às crianças um valor humano, tão esquecidos nos 'Ben-10' de hoje...
De quebra, ele ainda sinaliza alguns aspectos da biblioteca tradicional a qual ainda estamos a discutir em sala de aula.
Com certeza um marco em se tratando desenhos educativos.

Cuba protesta contra game dos EUA que permite 'matar Fidel'.

Segundo site governamental, "Call of Duty: Black Ops" glorifica assassinato e estimula "atitudes sociopatas" entre jovens.


Um videogame criado nos EUA em que o jogador pode tentar matar o líder revolucionário cubano Fidel Castro provocou reações indignadas do governo de Cuba na quarta-feira. O game, parte da popular série "Call of Duty", foi lançado na terça-feira e a expectativa é que seja um sucesso de vendas.
O site governamental Cuba Debate disse que o jogo "Call of Duty: Black Ops" glorifica o assassinato de Fidel e estimula "atitudes sociopatas" entre jovens americanos. "O que o governo dos EUA não conseguiu em mais de 50 anos agora ele tenta virtualmente", disse o site.
Produzido pela empresa claiforniana Activision Blizzard, o jogo se passa durante a Guerra Fria, levando o jogador a lugares como Rússia, Vietnã e Cuba. Duelando nas ruas de Havana, é preciso disparar contra combatentes inimigos na caçada por Fidel. As autoridades cubanas dizem que o game é realista, já que Fidel teria sido alvo de mais de 600 tentativas de assassinato por parte dos EUA desde que tomou o poder, em 1959, e transformou Cuba em um regime comunista. A ilha fica a menos de 150 quilômetros do sul da Flórida.

Veja mais mais informações: Cuba Hoje

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Governo Dilma deve fixar limites para gastos público, diz Delfim

Para ex-ministro da Fazenda, o Brasil tem potencial para manter um crescimento sustentável do PIB entre 5% e 6% por mais 15 anos




O ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto acredita que o governo da presidenta eleita Dilma Rousseff terá de criar uma regra para que as despesas públicas sejam inferiores ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).  Dessa forma, sobrarão mais recursos para investimento na infraestrutura do Brasil, diz o economista.
Delfim Netto, que foi um dos mentores da política econômica do País no Milagre Brasileiro na década de 1970, quando houve crescimento na faixa de 10%, avalia que o Brasil não precisa de um choque na área econômica para sanar distorções. Ele critica a possível volta da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF). “O Brasil fez mais sem ela”, diz.
Leia a entrevista na íntegra.

Fonte: iG

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fato Literário na Feira


Ocorre juntamente à 56ª Feira do Livro de Porto Alegre a 8ª Edição do Prêmio Fato Literário. Acesse o site e confira os finalistas dessa edição e participe.

Programação da Feira do Livro dia 05/11


Amanhã, sexta-feira, na Sala dos Jacarandás, estará acontecendo o Encontro dos Pontos de Cultura: Desfazendo os nós - a importância dos Pontos para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Participantes: Representantes dos Pontos de Cultura Região Sul.
Das 10h às 12h30 - Reuniões dos Pontos de Cultura da Região Sul; das 12h30 às 13h - Apresentações artístico-culturais na Praça de Autógrafos.

Boa Feira...

8ª Olimpíada Solidária 2010


Achei muito interessante essa iniciativa e parabenizo a Biblioteca da FABICO pela participação e oportunidade que dá a nós estudantes a possibilidade de participar também. Para mais informações, acesse olimpíadas e fique sabendo como participar.
Conclamo a todos os leitores do blogue bibliotecandoporaí a participarem com pelo menos 1 hora de estudo e postar um comentário aqui sobre o que acharam dessa experiência.
Vamos colaborar, pessoal, muito obrigado.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Direto do e-mail



CONVITE


A Biblioteca Lucilia Minssen e a Casa de Cultura Mario Quintana

estarão promovendo no mês de novembro “A Semana da Cultura Negra” com atividades especiais de contação de historias, oficinas e exposição de bonecas e livros infantis sobre a cultura negra, além da participação do musico Da Ghama (Cidade Negra) que fará um show acústico.
No dia 10 de novembro às 15h teremos o lançamento livro Lilindda em minha amiga Rosinha de Veralindá Menezes (mãe da artista da Globo – Sheron Menezez). Trata-se de uma história contemporânea que traz como protagonistas uma família negra bem sucedida intelectual e socialmente, e quebra um grande paradigma na literatura infanto-juvenil: traz o primeiro anjo negro que é ROSINHA.
Programa:

15h- Apresentação da história Lilindda, uma envolvente contação com a atriz Veralindá Ménezes e no decorrer da história, a protagonista recebe alguns convidados, como o grupo de capoeira e os dançarinos de Street Dance e ainda como destaque nacional, o músico Da Ghama, do Grupo Cidade Negra fará uma performance musical.

Atores convidados: Grupo teatral Caixa Preta de Porto Alegre; Grupo teatral “Só se for Agora” de Alvorada: Grupo de contadoras de história da Escola Pedacinho do Céu – Esteio: Grupo “Capoeira Cativa” – Projeto Abrindo Horizontes da CCMQ; Ator Drayson Menezes – Rio de Janeiro

16h - Sessão de autógrafos da escritora Veralindá Ménezez.
Para sua escola participar solicitamos que façam agendamento prévio e que adquiram 2 (dois) livros a preço de R$ 16,00 cada, que será autografado pela escritora após a sessão de historias. Quanto a turma de alunos reservamos 15 lugares por escola.

A entrada é franca, mas solicitamos algumas doações de alimentos não perecíveis ou brinquedos em bom estado, que será encaminhado para instituições carentes.

As reservas e inscrições do evento deverão ser feita através do telefone: (51) 3225.7089 até dia 08 de novembro. Quanto ao pagamento dos livros poderá ser na sede da Biblioteca ou via depósito bancário na conta da Associação Amigos da Biblioteca Lucilia Minssen, no Banrisul, agencia 0839, conta: 41852295.0-0

Atenciosamente
Marilia Sauer Diehl
Diretora da Biblioteca Lucilia Minssen

Fonte: CRB-10

Figuras inusitadas da 56ª Feira do Livro

Parece que o Patrono da Feira do Livro está despertando outros 'Tauras' para a maior festa da leitura gaúcha. No sábado à tarde eu estava saindo da Biblioteca do Cais do Porto da referida feira e encontrei um "Gaúcho Impresso". Sim, é isso mesmo que você está lendo, veja as fotos:



O mais legal foi que, quando eu o vi e comecei a carregar a máquina fotográfica, o 'Guasca das Letras' já começou a se 'aprumar' pra tirar aquela baita foto...


Quando o encontrei, sem mais delongas, lhe disse: "Mas o senhor virou notícia literalemnte; já encontrou o patrono?" E ele me disse num sotaque bem campeiro: "Mas, tchê, eu fui ali, mas ele já tinha saído. Agora vou entrar aqui (Cais do Porto) pra ver se encontro ele..."



Nota 10 para a criatividade do "Gaúcho Impresso". Segundo as sua palavras, "Fiz essa pilcha especialmente pra feira..."

Biblioteca Pública Municipal de Pinhal fechada no Feriadão de Finados

Esquina das ruas Gen. Osório com Avenida Castelo Branco

Mar revolto, vento forte, ruas quase desertas... Este era o cenário no Balneário Pinhal nesse Feriadão de Finados. Alguns moradores abrindo as suas casas, cortando a grama alta. Enfim, sinais de que o veraneio já inciou para algumas pessoas.
Entretanto, os sinais de que ainda temos muito o que fazer em relação ao fomento à leitura mostrou-se mais claramente quando fui à Biblioteca Municipal e a encontrei assim: com as portas fechadas em pleno feriadão...

Portas fechadas para a leitura...
A biblioteca localiza-se no 2º andar de um prédio comercial, não proporcionando acessibilidade a cadeirantes.

BPM de Pinhal: Acessibilidade Zero

Segundo moradores, a biblioteca passa a maior parte do tempo fechada, funcionando das 8h às 17h. Pra mim, isso caracteriza-se uma postura burocratizada de um espaço que tem as suas potencialidades culturais ilimitadas, não podendo ser tratada apenas como uma repartição pública no sentido estrito da palavra...

CRB-10 "desencanta na Sala do Pensamento em palestra de abertura da 56ª Feira do Livro



O CRB-10 consolida-se mais uma vez como grupo de discussão sobre as bibliotecas escolares do estado do Rio grande do Sul com o tema “Biblioteca Escolar: A Grande Promoção da Leitura” é promovido pelos Conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia, Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Durante a manhã, tivemos várias apresentação de trabalhos sobre o universo das bibliotecas e sobre leitura também. Destaque para a professora e escritora  e contadora de histórias Marô Barbieri, com o Painel Leitura sem Fronteiras – , onde relatou a sua experiência na Cidade de Fontenay, França, com a contação de história para as crianças.


Mais uma Feira do Livro na vida de todos nós...

Iniciou no dia 29 de outubro a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre a maior feira de livro a céu aberto das américas. Nessa edição, Paixão Côrtes é o patrono. Aliás, foi muito alegre e divertida a abertura da Feira do Livro no Cais do Porto, na Sala do Pensamento.