domingo, 11 de novembro de 2012

José Saramago homenageado no Porto a 24 de novembro


O Nobel da Literatura José Saramago, que morreu em junho de 2010, vai ser homenageado no Porto, na Casa da Música, a 24 de novembro, iniciativa integrada nas comemorações dos 90 anos sobre o nascimento do escritor.

 

A homenagem a José Saramago surge no âmbito da 12.ª edição do "Porto de Encontro", uma iniciativa do jornalista Sérgio Almeida promovida pela Porto Editora.

Em antecipação à agência Lusa, a Porto Editora anuncia que a homenagem a José Saramago está marcada para 24 de novembro, na Casa da Música, no Porto, a partir das 21:30.

"A conversa, moderada pelo jornalista Sérgio Almeida, contará como as participações de Pilar del Río, Álvaro Siza Vieira, Mário Cláudio, Pedro Abrunhosa e Valter Hugo Mãe", anuncia a editora.

Quando se comemora 90 anos sobre o nascimento do escritor, para esta homenagem estão ainda previstas "leituras por Manuela Azevedo, Emília Silvestre, Filipa Leal, Ana Celeste Ferreira e José Carlos Tinoco, bem como performances de Pedro Abrunhosa, do Coral de Letras da Universidade do Porto e de O Andaime".

Os bilhetes para esta homenagem são gratuitos e estarão disponíveis na Casa da Música a partir de dia 22 de novembro, até um máximo de 10 por pessoa.

Nas edições anteriores do ciclo literário estiveram em destaque obras de autores como Gonçalo M. Tavares, J. Rentes de Carvalho, Germano Silva, Luis Sepúlveda, Manuel António Pina, António Mega Ferreira, Francisco José Viegas, Mário Cláudio, Mário de Carvalho e Eugénio de Andrade.

José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, faleceu a 18 de junho de 2010, aos 87 anos na sua casa na ilha espanhola de Lanzarote.

O Governo decretou então luto nacional por dois dias "como forma de expressão de pesar pela morte do escritor.

Fonte: RTP Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário