sábado, 6 de outubro de 2012

Inscrições prorrogadas

As inscrições para o 7º Prêmio Vivaleitura foram prorrogadas até o dia 13 de outubro. Realizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/Minc), a iniciativa ofertará, ainda em 2012, um total de R$ 540 mil a instituições comprometidas com o fomento à mediação da leitura em todo o território nacional e a valorização do hábito de ler.

O Vivaleitura se divide em três categorias. Em "Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias", concorrem experiências desenvolvidas em bibliotecas de acesso público sem ligação com instituições de ensino.

Trabalhos realizados em colégios públicos e particulares sob responsabilidade de professores, diretores, bibliotecários ou coordenadores enquadram-se na categoria "Escolas públicas e privadas". Já em "Sociedade" são avaliadas iniciativas formais ou informais executadas na área da leitura por cidadãos vinculados às ONGs e instituições sociais.

Seleção
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas via internet, pelo site www.premiovivaleitura.org.br, ou via postal, como carta registrada, com Aviso de Recebimento (AR) endereçado a Prêmio Vivaleitura / Fundação Biblioteca Nacional, Av. Rio Branco, n° 219 - Centro, CEP 20040-008 Rio de Janeiro- RJ. Os trabalhos enviados pelos Correios deverão conter a ficha de inscrição que se encontra no site www.premiovivaleitura.org.br devidamente preenchida e anexada ao trabalho. Só serão aceitos os trabalhos com data de envio da documentação dentro do prazo estabelecido, sendo considerada a data de envio pela internet ou a postagem indicada pelo carimbo dos Correios, na data da expedição.

A comissão selecionará 18 projetos finalistas, que serão contemplados com diploma e troféu Vivaleitura. Os seis vencedores de cada categoria receberão prêmios no valor de R$ 30 mil. Além disso, as iniciativas indicadas para a Menção Honrosa "José Mindlin" ganharão diploma e medalha. A cerimônia de premiação acontece em dezembro.

Prêmio
Com abrangência nacional, o Vivaleitura já reuniu mais de 13 mil iniciativas de incentivo à leitura desde 2006, ano da sua criação. O último projeto cearense agraciado com o Vivaleitura data de 2010.

Intitulada "Ler Para Crer", a iniciativa tinha por objetivo a formação de leitores e a democratização do acesso à informação a partir da implantação de bibliotecas comunitárias em municípios cearenses e na elaboração de oficinas itinerantes nas localidades.

O "Ler Para Crer" foi criado em 2008 pelo curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará.

Mais informações:
Inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2012. Até 13 de outubro. Via internet, no site: http://www.premiovivaleitura.org.br ou via postal: Prêmio Vivaleitura / Fundação Biblioteca Nacional, Av. Rio Branco, n° 219 - Centro, CEP 20040-008 Rio de Janeiro- RJ. 


Fonte: Caderno3

Nenhum comentário:

Postar um comentário