Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mesa de discussão, oficinas e lançamento de livros movimentam o 12º Encontro do Proler

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e o Comitê Proler Campo Grande realizam de 24 a 27 de outubro, no Memorial da Cultura e Cidadania, o 12º Encontro do Proler ( Programa do Livro e Leitura), que contará com oficinas, mesa de discussão, lançamento de livro e apresentações culturais em sua programação.

           Com o tema “Leitura em Ação”, o Encontro do Proler é aberto ao público em geral e possibilita a criação de novas e importantes ferramentas de trabalho e estudo para acadêmicos de cursos de licenciatura, professores, bibliotecários, contadores de histórias e gestores públicos desenvolverem práticas de incentivo à leitura.

            Segundo a coordenadora do Comitê Proler de Campo Grande, Neusa Arashiro, o objetivo maior do encontro é fortalecer as ações de incentivo à leitura, identificar iniciativas das entidades parceiras e contribuir para o aprofundamento de reflexões sobre os projetos de incentivo à leitura em andamento. “Também estamos empenhados em divulgar o PELL/MS (Plano Estadual do Livro e da Leitura), para que os municípios se mobilizem e construam os planos municipais nessa área estratégica onde a cultura e a educação dialoguem na construção de um Estado de mais leitores.”

            As 10 oficinas oferecidas apresentam uma variedade de temas que contemplam toda a diversidade dos estudos da linguagem e da literatura. Nos diversos espaços do Memorial da Cultura teremos a gramática, a literatura, os gêneros textuais, os novos suportes tecnológicos de leitura, ensino de literatura para o ensino médio e também a literatura infanto juvenil em destaque.

            Durante seis meses o Comitê Proler planejou todas as oficinas após estudos de demanda na área da cultura e da educação, sem deixar de lado o entendimento de que o incentivo à leitura deve ser compromisso de todos os segmentos da sociedade.

            O encontro tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação (SED), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sistema Estadual de Bibliotecas, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Instituto Superior da Funlec (IESF), Escola Cenecista “Olivia Enciso”, Conselho Municipal de Educação (CME) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNCME).

            O comitê  do Proler atua há 14 anos no Estado com o objetivo de incentivar a prática da leitura e da escrita na construção da cidadania. É constituído por voluntários como professores universitários, bibliotecários, instituições públicas e privadas. Em Mato Grosso do Sul também existem Comitês do Proler nos municípios de Dourados, Costa Rica e Paranaíba.

Confira a programação do 12º Encontro do Proler na Capital:

24 de outubro (segunda), às 19 horas

Palestra de Abertura: Leitura, Escola e Sociedade - Prof. Dr. Daniel Abrão (UEMS) e Prof. Dr. Danglei  de Castro (UEMS)

Local: Mezanino do Memorial da Cultura

25 de outubro (terça-feira), 19 horas
Oficinas

Trabalhando a Literatura no Ensino Médio - Prof.ª Ma. Barbara Ann Newman (UCDB)

Local: MIS

A Recepção de Textos Claricianos - Prof. ͣ Ma. Lucilene Machado (UNESP)

Local: Biblioteca Isaías Paim

A Gramática Reflexiva na Elaboração de Itens para Provas Oficiais - Prof. Me. Gílson Demétrio Ávalos (SED)

Local: Mezanino do Memorial da Cultura

WEB 2.0 e Educação Prof. ͣ  Ma. Maysa de Oliveira Brun Bueno - CNEC “Oliva Enciso”

Local: Biblioteca Isaías Paim

Emília no País da Gramática - Prof.ª Esp. Inez Nazira Abrahão  Barbosa (Semed) e Prof. ͣ Ma. Maria Fernanda Borges Daniel (UCDB)

Local: Mezanino do Memorial da Cultura

Dia 26 de outubro (qurta), 19 horas
Oficinas

O Ensino de Literatura na Pós-Modernidade: Uma Questão Histórica - Prof. ͣ Elismar Bertolucci - Doutoranda em Literatura (UNESP) -Diretora Geral da Escola CNEC “Oliva Enciso”

Local: Biblioteca Isaías Paim

Ações Leitoras na Infância - Um Desafio a se Conquistar - Prof. ͣ Maria Fernanda Borges Daniel (UCDB)
Local: Biblioteca Isaías Paim

A Retórica da Imagem: Leitura e Análise de Imagens em Produtos Comunicacionais - Prof.ª  Ma. Angela Catônio (UCDB)

Local: MIS

Contando Histórias para Necessidades Especiais - Prof.ª Esp. Vania Strengari (Semed)

Local: Biblioteca

Quem Quiser que Conte Outra: Compreendendo e Praticando a Contação de Histórias - Prof. ͣ Dra. Lara Nassar Scalise (Uniderp/Anhanguera)

Local: MIS

27 de outubro (quinta), às 19 horas
Mesa-Redonda e Espaço da Poesia Especial:

Ações Leitoras para o Desenvolvimento - Prof. ͣ  Esp. Adriana Cercariolli (SEMED), Prof. ͣ  Esp. Nilda Teodoro Tosta (SEMED), Prof. ͣ Ma. Sônia Barrueco (SED), Prof.ª Ma. Neusa Narico Arashiro (FCMS)

Lançamento dos livros “As Estrelas Brilham à Noite”- de Nildes Prieto e “Clivagens-Literatura-Sul-Mato-Grossense Abrindo Fronteiras”, de Nena Sarti

Local: Mezanino do Memorial da Cultura

           Serviço: As inscrições para o XII Encontro do Proler estão sendo feitas na Biblioteca Pública Dr. Isaias Paim, localizada no 2º andar do Memorial da Cultura que fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (Antigo Fórum). O horário de atendimento é das 8h às 17h30. Lembrando que o preenchimento das oficinas dará-se pela ordem das inscrições. O investimento é de R$ 10.

Será entregue certificado aos participantes com  carga horária de 20 horas. Outras informações pelos telefones (67) 3316-9175, 3316-9155, 3316-9161 e 3316-9165 ou pelo email: prolercg@gmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário