quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Livro sobre furacão Katrina vence Prêmio de Literatura

O livro é um romance sobre uma família durante os dias em que o furacão Katrina atingiu a costa do golfo do Mississipi
Foto: Divulgação

A escritora Jesmyn Ward venceu nesta quarta-feira (16) o National Book Award 2011, o prêmio nacional de literatura dos Estados Unidos, na categoria de ficção por Salvage The Bones, um romance sobre uma família durante os dias em que o furacão Katrina atingiu a costa do golfo do Mississipi.

O livro de Jesmyn Ward, publicado pela editora Bloomsbury EUA, relata a sobrevivência de uma família durante o desastre natural ocorrido há seis anos nessa região.

A obra vencedora é a segunda publicação da escritora, após Where The Line Bleeds, sobre dois irmãos gêmeos na cidade imaginária de Bois Sauvage.

Os nomes dos ganhadores da 62ª edição do prestigiado prêmio foram anunciados durante uma festa em Nova York, apresentada pelo ator, escritor e músico John Lithgow. Os premiados receberam uma estátua de bronze e um cheque de US$ 10 mil cada um.

Stephen Greenblatt, crítico literário, foi o vencedor na categoria de não-ficção com The Swerve: How the World Became Modern, que ele mesmo descreveu como um relato "sobre o poder dos livros para superar fronteiras e atravessar o espaço e o tempo". 

O prêmio de melhor livro de poesia foi para Nikky Finney por Head Off & Split. Na categoria de melhor livro de literatura infantil, a vencedora foi Thanhha Lai por Inside Out & Back Again, a história de uma menina vietnamita durante a guerra em seu país.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário