sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Estante da Biblioteca ETS


Algumas linhas sobre o livro O que é Ética, de Álvaro L. M. Valls.

“Se alguém afirma que o determinismo é total, então não há mais ética. Pois a ética se refere às ações humanas, e se elas estão totalmente determinadas de fora para dentro, não há espaço para a liberdade, como autodeterminação, e, conseqüentemente, não há espaço para a ética”. p. 49.
Um livro bem interessante e esclarecedor esse O que é Ética, da Editora Brasiliense da Série Princípios. O autor produz uma breve historiografia filosófica, desde o seu surgimento com Sócrates e o seu apogeu com Kant. Além disso, é esclarecedor em vários pontos reflexivos do cotidiano, fornecendo uma bibliografia para mais aprofundamento do leitor.


Boa leitura.

Inclusão Escolar Conjunto de práticas que governam, de Maura Corcini Lopes e Morgana Domênica Hattge [Orgs.]
       
Um livro bem direcionado ao contexto escolar e um tanto útil a quem trabalha no ambiente escolar. Os autores trazem à discussão alguns conceitos bem interessantes e nem tão fáceis de entendimento como governamento, diferença, resistência.
A diferença é o marco regulatório de discussão no século XXI; sempre pensamos a diferença a partir do conceito de identidade que, em geral, parte da nossa própria identidade em relação ao outro, o qual tão somente sofre “variação”. Um livro bem interessante para quem acredita em uma Educação com qualidade e profissional, mas nem menos Humanista.


Ética e Cidadania Construindo Valores na Escola e na Sociedade

Esse livro é um documento oficial do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Básica, segundo Ulisses F. Araújo, p. 11, entender a cidadania a partir da redução do ser humano às suas relações sociais e políticas não é coerente com a multidimensionalidade que nos caracteriza e com a complexidade das relações que cada um e todas as pessoas estabelecem com o mundo à sua volta.



A obra ainda aborda temas como Direitos humanos e educação, Ética e educação, Convivência democrática e educação, além de Ética, cidadania e educação.

Todos esses exemplares estão disponíveis na Biblioteca da Escola Técnica de Saúde para consulta local.
Acessa o blog da bibliotecaets. E as imagens dos livros somente foram possíveis graças à colaboração do meu amigo Izaías Quintana, auxiliar da biblioteca Clóvis Vergara Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário