sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Gabinete de Leitura recebe verba federal

A auxiliar de biblioteca explica que serão adquiridos 400 livros - Por: Adival B. Pinto


Mais de 400 novos livros farão parte do acervo do Gabinete de Leitura Sorocabano no próximo mês. A entidade cultural, fundada em 1867, foi uma das contempladas com o edital do Programa de Ampliação e Atualização dos Acervos das Bibliotecas de Acesso Público da Biblioteca Nacional. A comissão responsável pela escolha dos novos títulos já entregou a lista com os nomes sugeridos e aguarda o repasse da verba de aproximadamente R$ 4 mil para a aquisição dos livros, conta a auxiliar de biblioteca da entidade, Lidiane Cabral da Silva.

É a primeira vez que a entidade participa de um programa como esse, explica o historiador e componente da comissão que realizou a escolha dos livros, Carlos Carvalho Cavalheiro, ressaltando a importância do trabalho da bibliotecária Edna Cristina Siqueira Malheiro. "Ela é bastante preocupada com o acervo do gabinete e viu que se encaixavam dentro desse programa, se inscreveu e o gabinete foi selecionado", resume Cavalheiro.
Entre os mais diversos gêneros como infanto-juvenil, literatura nacional e estrangeira, auto-ajuda e até informática, a escolha está sendo democrática, para contemplar os mais distintos leitores. "Fizemos três seleções", fala Lidiane. Na primeira, ela, a bibliotecária Edna e o historiador Carvalheiro fizeram uma seleção cada um e depois foram afunilando as opções. A ideia era avaliar o que falta no acervo da entidade, hoje com mais de 23 mil títulos, e também substituir algumas edições antigas. "Sabemos que livros de uma edição mais atual agradam mais os leitores", ensina Lidiane.

Entre os novos títulos, a auxiliar destacou que foram escolhidas obras de alguns escritores como Lauro Trevisan, Nicholas Sparks, Vinícius de Moraes, Machado de Assis, entre outros, versando de clássicos a contemporâneos. "Desde que trabalho aqui, não vi uma ação deste tamanho e desse modo", fala ela sobre os novos livros. Como esclarece, normalmente o gabinete recebe doações de associados, pessoas que conhecem o local, algumas editoras e bibliotecas como a Mário de Andrade e a do município de Itu. 

História local

Cavalheiro reforçou que a escolha dos livros também contemplou a questão da história da cidade. "Eu vi essa questão de relação com a cidade até como um critério, então livros como a biografia de Paulo Betti e mesmo um livro do escritor Júlio Ribeiro, que iniciou sua produção literária aqui, foram selecionados pois têm relação com a cidade", defende.
Importante ressaltar que cada livro que faz parte da lista disponível pelo programa não ultrapassa o valor de R$ 10 (o valor é mais baixo do que o mercado devido a uma parceria entre a Biblioteca Nacional e as editoras). "Como escolhemos alguns livros com valores menor, então serão mais de 400 livros", explica Cavalheiro.

O Gabinete de Leitura está instalado na praça Coronel Fernando Prestes, 21,Centro - Sorocaba. Interessados em apresentar proposta de associação à entidade podem se dirigir a esse endereço, em horário comercial. Outras informações pelo telefone (15) 3231-1683. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário