sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ABM lança periódico internacional

Alinhada com a diretriz de internacionalização e estimulada pela crescente demanda por publicações técnico-científicas, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM lança o Journal of Materials Research and Technology (jmr&t), periódico especializado para a publicação de artigos originais nas áreas de atuação da entidade.

 

A publicação, que conta com a parceria da Elsevier, uma das mais antigas e conceituadas empresas editoriais do mundo nas áreas de ciência, tecnologia e saúde, terá periodicidade trimestral, com artigos em inglês (originais, revisão e notas técnicas) e disponibilizada por meio eletrônico.

 

Edições impressas serão destinadas aos autores e editores, centros de informação, bibliotecas e universidades do Brasil e do exterior. “Com este lançamento, estamos contribuindo para o desenvolvimento das três áreas da engenharia, promovendo a interdisciplinaridade e ajudando a elevar a qualidade dos trabalhos técnico-científicos inscritos no Congresso e nos eventos da Associação”, diz o presidente da ABM e editor-chefe da nova publicação, professor doutor da UFSCar, Nelson Guedes de Alcântara.

Segundo ele, ter uma revista de altíssima qualidade, com a parceria de uma editora como a Elsevier, numa língua universal, e com um corpo editorial formado por pesquisadores conceituados nacional e internacionalmente, credenciará rapidamente a revista como referência na comunidade técnica-científica, atraindo trabalhos das universidades, centros de pesquisa e empresas de todo o mundo. “Nosso objetivo é sermos indexados em bases de dados internacionais. Para isso, vamos estimular a inserção de trabalhos que possam ter alto índice de citações.

Ou seja, manteremos o rigor na seleção dos trabalhos para assegurar alto nível de qualidade”, salienta Nelson.

O editor nacional, professor doutor da UFMG, Ronaldo Barbosa (UFMG), destaca o ineditismo da revista. “É a primeira no gênero, com abrangência nas três áreas e em inglês, publicada na América Latina”.

O corpo editorial do Journal of Materials Research and Technology conta ainda com o professor doutor da Universidade da Califórnia (EUA), Marc Andre Meyers, como editor internacional, além de outros 26 pesquisadores de renome ligados à academia no Brasil e no exterior.

Fonte: Inteligemcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário