sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Formação dos Agentes de Leitura inicia neste sábado

Começa neste sábado, 3, o curso de formação dos Agentes de Leitura, que vão atuar nos quatro quadrantes de Canoas. As aulas envolvem 40h de formação, em turnos alternados, e ocorrem no auditório da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, até o dia 17 desse mês.

Participam na ocasião os 50 agentes selecionados (44 + cadastro reserva), aprovados no processo de seleção, ocorrido entre setembro e novembro.

Os agentes foram selecionados por meio de três etapas - Habilitação, Avaliação de Conhecimentos e Análise de currículo e Entrevistas.
Os agentes de leitura vão realizar visitas periódicas nas residências com atividades ligadas ao incentivo à leitura. Participam desse projeto jovens de 18 a 29 anos, com ensino médio completo, preferencialmente, inscritos do programa Bolsa Família. Cada jovem atuará com 25 famílias fixas previamente selecionadas e oriundas do desse mesmo programa do governo federal. Durante o projeto, as equipes vão desenvolver atividades de formação leitora por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários.

Os agentes receberão uma bolsa de complementação de renda, no valor mensal unitário de R$ 350,00 e trabalharão de forma integrada com a Biblioteca Pública Municipal, com os Pontos de leitura, com os CRAS e com as escolas da comunidade onde atuam. As bolsas concedidas terão duração de um ano, podendo ser prorrogadas por igual período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário