terça-feira, 13 de dezembro de 2011

São dez anos formando novos leitores

“Saber com Sabor”, programa da Secretaria Municipal de Educação, oferece cerca de 50 mil publicações, além de acesso a internet em 8 bibliotecas 


Alecy Alves
Da Reportagem

A partir desta segunda (12) até quarta-feira (14), as bibliotecas municipais estarão celebrando 10 anos de um programa sistemático de incentivo à leitura, desenvolvido especialmente entre os estudantes da rede municipal de ensino.

O “Saber com Sabor”, programa da Secretaria Municipal de Educação, executado através da Coordenação de Bibliotecas Comunitárias Municipais, oferece cerca de 50 mil livros, gibis, revistas, além de acesso a internet em 7 bibliotecas fixas e uma itinerante, espalhadas em praças e bairros.

Há bibliotecas na área central, como na Praça Clóvis Cardozo (na rua 24 de outubro, entre as avenidas São Sebastião e Isaac Póvoas), porém a maioria fica nos bairros periféricos. Funcionam a semana inteira, inclusive aos sábados, e oferecem orientação e acompanhamento aos leitores.

De acordo com os livros de registros, a Biblioteca na Praças Clóvis Cardoso, por exemplo, dispõe de um acervo de 14.500 livros, tem 3.800 leitores cadastrados, ou seja, aptos a emprestar e levar os livros para casa.

A coordenadora do programa Saber com Sabor, pedagoga Edvair Pereira Alves, informa que, na programação dos 10 anos das bibliotecas, haverá feira para troca e doação de livros, oficinas de contação de história e desenhos, presença de escritores, recital de poemas e poesias, além de homenagens aos idealizadores e leitores.

Especialista em Educação Infantil, Edvair destaca a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças, começando pela contação de histórias desde os primeiros meses de vida. Ela observa que as comemorações serão concentradas na Praça Clóvis Cardozo, onde está sediada a primeira biblioteca criada pelo programa. No local, completa Edvair, estarão reunidos estudantes, escritores e autoridades da educação. Lá, adultos e crianças poderão participar de oficinas de desenho e contação de histórias, ouvir poemas e poesias e conhecer a biblioteca. E ainda, trocar ou doar livros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário