terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Após queda no movimento, biblioteca aposta em incentivo à leitura

O movimento na Biblioteca Cassiano Ricardo caiu 40% de alguns anos para cá

A Biblioteca Cassiano Ricardo, de São José dos Campos, tem 70 mil livros dos mais diferentes gêneros. Só que os exemplares estão ficando empoeirados. É que o movimento caiu de alguns anos pra cá. Por isso a biblioteca está fazendo projetos de incentivo à leitura.

O prédio da biblioteca é histórico, de 1909. Já foi Teatro Municipal e hoje está de portas abertas para quem ainda gosta de ler um bom livro. Leitores que sempre frequentam os corredores da biblioteca andam em falta. Segundo a biblioteca, o movimento diminuiu bastante... 

A contagem é feita por uma catraca. Em seis anos o entra e sai no local caiu 40%. Esse ano a frequência média por mês está em torno de três mil pessoas. Em plena era digital, o hábito de ir à biblioteca estaria se perdendo? “Eu pesquisei na Internet, não achei e tive que vir até aqui”, conta o leitor William.

A coordenadora Luize Antoneli explica que a queda no movimento tem a ver com uma certa mudança de público. "Estudantes de ensino médio e universitário não frequentavam a biblioteca e hoje visitam bastante", comentou a coordenadora. Além dos mais velhos, as crianças são sempre convidadas especiais. Tanto é que a biblioteca desenvolve projetos para incentivar a leitura.

A biblioteca também oferece um curso de incentivo à leitura nos dias 7, 14 e 21 de dezembro e é de graça. As aulas acontecem em dois horários: às 8h30 da manhã e 13h30. O endereço é Rua XV de Novembro, número 99, no centro. Outras informações no site da FCCR. 

Fonte: VNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário