sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cometa sobrevive a encontro com Sol

Foto: Nasa
Imagem do SDO mostra o Lovejoy deixando a coroa do Sol, sobrevivendo a um encontro que poderia ter destruído o cometa.

Um pequeno cometa sobreviveu a um vento que os astrônomos tinham certeza que ia causar sua destruição: uma colisão com o Sol.
O cometa Lovejoy, que foi descoberto há apenas duas semanas, deveria ter se derretido na noite de quinta-feira (15), quando chegou perto de uma área do Sol na qual as temperaturas chegam às casas dos milhões de graus Celsius. Outros 2000 cometas já haviam feito a mesma trajetória, e nenhum deles sobreviveu.
Mas astrônomos da Nasa que acompanhavam o Lovejoy em tempo real, com a ajuda de telescópios, viram a coroa do Sol se ondular quando o cometa chegou perto da estrela e depois acompanharam, chocados, uma mancha brilhante aparecer do outro lado. O Lovejoy havia sobrevivido.
“Fiquei impressionado ao vê-lo entrar no Sol e maravilhado quando o vi emergindo do outro lado”, disse o pesquisador Karl Battams, da Marinha dos Estados Unidos.
Mas o Lovejoy não saiu da sua quente aventura ileso. Apenas 10% do cometa – que seriam milhões de toneladas – sobreviveu ao encontro, disse W. Dean Pesnell, cientista do Observatório de Dinâmicas Solares (na sigla em inglês, SDO), que acompanhou o encontro do cometa com o Sol.
Leia mais em: iG

Um comentário: