sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Competidores do torneio mundial de profissões podem concorrer a bolsas no exterior, anuncia Dilma

Brasília – Os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que competiram no WorldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo, realizado em outubro em Londres, poderão participar do Ciência Sem Fronteiras. O programa do governo federal oferecerá 100 mil bolsas de estudos para brasileiros estudarem em universidades no exterior. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, 7 de dezembro, ao receber, no Palácio do Planalto, a visita da equipe de 28 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional que representou o Brasil na competição internacional.

Segundo a presidente, além dos competidores do WorldSkills, poderão participar do Ciência sem Fronteiras os jovens que conquistaram as melhores colocações na Olimpíada Brasileira de Matemática e os estudantes com pontuação mínima de 600 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Receberão as bolsas estudantes das áreas de exatas, tecnologia da informação e ciências da saúde. Os demais critérios para participação no programa serão divulgados na terça-feira, 13 de dezembro, afirmou Dilma.

Ela elogiou o desempenho dos alunos do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que conquistaram 11 medalhas no WorldSkills deste ano e ficaram em segundo lugar na competição, atrás apenas da Coreia do Sul e à frente de países desenvolvidos como Japão, Estados Unidos e Singapura. “A formação feita pelo SENAI e o Senac é de excelência”, destacou a presidente.

Dilma reconheceu ainda a importância da parceria com entidades do Sistema S, como o SENAI e Senac, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “O Brasil precisa não apenas de riquezas naturais, como petróleo e minérios, e de indústrias fortes, mas da capacidade de inovar e de criar novas tecnologias”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário