terça-feira, 3 de abril de 2012

Alvorada é o terceiro Município gaúcho a disponibilizar acesso à internet à comunidade



Município de Alvorada (RS) desenvolveu um projeto para fornecer internet wi-fi – sem fio – a toda população nos 74 quilômetros quadrados de extensão territorial. Para promover inclusão digital aos mais de 196 mil habitantes, desenvolvimento social e econômico e redução dos índices de violência e evasão escolar, a prefeitura investiu R$ 1,6 milhão na benfeitoria.

Situado a quase 15 quilômetros da capital, Porto Alegre, Alvorada terá 18 antenas instaladas em prédios públicos, cada uma com sinal de alcance de 300 metros, que distribuirão o sinal a população a partir de abril. Em entrevista à Agência de Notícias da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o prefeito João Carlos Brum contou que é a primeira cidade de grande porte do Estado a desenvolver a ação.

“É um ganho enorme para a nossa cidade. Temos convicção de que a iniciativa vai proporcionar grande avanço no conhecimento e no saber de todos, principalmente da juventude”, declarou o prefeito. Ele relatou: “fizemos um estudo e chegamos à conclusão de que pouca gente tinha acesso à internet – apenas 12 mil usuários – e a partir daí decidimos investir”.

Interatividade
 
De acordo com Brum, o Município tem perfil econômico baixo e a medida vai beneficiar pessoas que até conseguem comprar um computador, mas que não têm condição de pagar pelo acesso a internet.  Além disso, alguns serviços da administração municipal já estão informatizados e, pelo que disse o prefeito, a medida vai facilitar também a interatividade entre a gestão e a comunidade.

Para o prefeito, em breve todos os Municípios terão de viabilizar a inclusão digital. “Estamos antecipando, fazendo o que todas as cidades vão fazer daqui uns anos”, concluiu.

Acesso gratuito 
Alvorada é o terceiro Município gaúcho a disponibilizar a acesso a internet gratuita. Campo Bom e Lagoa dos Três Cantos – de pequeno porte – disponibilizam acesso à rede em locais públicos, residências e comércios. Em Lagoa dos Três Cantos, o projeto em desenvolvimento está voltado, principalmente, para a rede de ensino, conforme explicou o prefeito Ernor Weber.

Leia mais em: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário