sábado, 21 de abril de 2012

Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia palestrou em Rio Grande

Nêmora Rodrigues falou sobre a importância da da profissão regulamentada
- Foto: Fábio Dutra
Com o objetivo de conscientizar os profissionais da Biblioteconomia sobre a importância da atuação no mercado de trabalho, a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues, esteve palestrando junto à comunidade acadêmica da Furg, na manhã desta quinta-feira, 19.  Estiveram presentes alunos, professores e trabalhadores da área.

"Estamos aproveitando a oportunidade, durante esse encontro, para dividir as experiências, especialmente pela aprovação da Lei 12.244, de 2010, que prevê a criação de bibliotecas com a presença de bibliotecários, com prazo máximo até 2020 para regularização daquelas que já existem. Portanto, estamos trabalhando nesse sentido, promovendo a conscientização sobre a importância da profissão regulamentada", disse.


De acordo com ela, é preciso também trabalhar a sociedade para que a mesma reconheça os serviços de qualidade, através de nossas observações em benefício do cumprimento das políticas que já existem. Recentemente, a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, divulgou um decréscimo nos índices que registram o interesse pela leitura dos brasileiros, inclusive apontando dificuldade de concentração para aqueles que mantêm a atividade.

"Com base nos resultados da pesquisa, é possível apontar que muitas escolas não têm leitores permanentes, o que acaba fragmentando a educação. Alguns estudantes apenas cumprem aquelas famosas fichas de leitura que são exigidas, mas por obrigatoriedade. A principal justificativa é o uso da internet. E essa é uma realidade que tem que ser enfrentada, e que nós temos a necessidade de transformar. Os recursos existem, e esses investimentos precisam ser  aplicados", complementou Nêmora Rodrigues. A presidente comentou ainda que, por ocasião do Polo Naval, as empresas que estão se instalando na região estão em busca de mão de obra qualificada e, por isso, é muito importante que os jovens estejam preparados para aproveitar as oportunidades.

A palestra de Nêmora Rodrigues aconteceu no Campus Carreiros da Furg, integrando as atividades que vêm sendo desenvolvidas pela coordenação do curso de Biblioteconomia da Universidade.

Fonte: Jornal Agora


Nenhum comentário:

Postar um comentário