segunda-feira, 9 de abril de 2012

Anunciadas as leituras obrigatórias para o Vestibular 2013

Seleção de obras poéticas de Gregório de Mattos entra na lista - foto: reprodução

A COPERSE - Comissão Permanente de Seleção da UFRGS divulgou na manhã da sexta-feira (30), a lista de obras cuja leitura prévia e completa será exigida para o Concurso Vestibular de 2013. Quatro das doze leituras são novas: uma seleção de obras poéticas de Gregório de Matos Guerra, “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa); “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida; e “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis.

Para facilitar a leitura dos textos de Gregório de Matos Guerra, a Coperse está disponibilizando um arquivo com a Seleta do autor contendo os títulos que serão cobrados no Vestibular 2013. Dessa forma, o candidato encontrará reunidos os textos que precisa ler.

As obras mantidas na lista são “A Educação pela Pedra”, de João Cabral de Melo Neto; “História do Cerco de Lisboa”, de José Saramago; “O Centauro no Jardim”, de Moacyr Scliar; “Contos Gauchescos”, de João Simões Lopes Neto; “Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor)”, de Guimarães Rosa; “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes; “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca; e “O Filho Eterno”, de Cristóvão Tezza. Deixam a lista “O Uraguai”, de Basílio da Gama; “Lucíola”, de José de Alencar; “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; e a seleção de poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa.

Conforme resolução do CEPE - Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, a partir do Concurso Vestibular 2007 a lista de leituras obrigatórias para a prova de Literatura de Língua Portuguesa tem se renovado ano a ano, sempre com a substituição de quatro obras. A lista completa dos livros exigidos para o Concurso Vestibular 2013 está disponível no site http://www.vestibular.ufrgs.br/cv2013/leituras.htm.

Fonte: UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário