segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Estudantes do ITA instalam biblioteca

Três estudantes do curso de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) trocaram as festas da Expocrato por um trabalho educativo. Eles instalaram uma biblioteca comunitária no Bairro Horizonte, conhecido como Vila Carrapato, localizada no Sítio Lameiro, periferia do Crato. Em apenas uma semana, os estudantes conseguiram, por meio de doações, mais de 1.000 livros, estantes, fichários, mesas, carteiras e material de expediente.

Além de coletar o material, executaram a reforma do prédio, sob a orientação do arquiteto Waldemar Farias Filho, que aproveitou a traseira da casa de um dos moradores da comunidade para instalar a biblioteca "Oca Literária". A inauguração, no último dia 21 de julho, teve direito à festa promovida pela comunidade, que começou com apresentação de um grupo de maracatu formado por jovens do próprio local.

A leitura é uma das vias de inclusão social e de melhoria para formação de crianças e adolescentes. A proposta do grupo de jovens é que o espaço de leitura seja gerido coletivamente pelas crianças, jovens e adultos da comunidade e contará com o apoio dos Amigos da "Oca Literária", da Associação Comunitária do Sítio Novo Horizonte e com o acompanhamento dos educadores populares do Ponto de Cultura Carrapato Cultural. Objetivo: contribuir para a transformação e promoção do ser humano por meio de iniciativas socioeducativas e culturais.

"A melhor forma de obter conhecimento é cercar-se de bons livros", justifica o idealizador do projeto, o cratense Bruno Parente Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário