terça-feira, 27 de setembro de 2011

Seja um Agente de Leitura e faça sua inscrição até 21 de outubro

Trata-se de um trabalho de 25 horas semanais, durante 12 meses.

Leitura / Foto: Jornal O Barriga Verde

A Secretaria de Estado da Educação (SED), uma das seis instituições integrantes do Comitê Estadual de Gestão e Acompanhamento do Programa Mais Cultura, informa aos jovens que já concluíram o ensino médio, que estão abertas até 21 de outubro, as inscrições para atuarem como agentes de leitura em onze municípios catarinenses. Os selecionados receberão de uma bolsa de R$ 350,00 mensais, durante um ano, e terão direito a uma bicicleta e uma mochila com vários livros para realizarem visitas às famílias, escolas, biblioteca e pontos de leitura e cultura. 

No total, serão escolhidos 100 agentes dos quais 45 farão parte de um cadastro de reserva. Também serão selecionados onze articuladores de leitura, totalizando 55 bolsas de complementação de renda. “Se você gosta de ler e de conversar sobre o que leu, então leia isto e converse com todo mundo: O ministério da Cultura está lançando o programa Agentes de Leitura Feito para você”,  diz um dos slogans do material publicitário.Publicado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o edital de seleção de número 012/2011 está à disposição site www.fcc.sc.gov.br. Dúvidas poderão ser esclarecidas, assim como informações adicionais poderão ser obtidas no endereço eletrônico agentesdeleitura@fcc.sc.gov.br ou pelos telefones (48) 3953-2302 e 3953-2348.

Os interessados deverão enviar proposta à FCC com os documentos e formulários relacionados no edital, devidamente preenchidos e assinados. Entre os critérios para serem agentes de leitura estão: ter concluído o ensino médio, ter entre 18 e 29 anos e residência física em um dos oze municípios definidos pela Fundação. 

A inscrição poderá ser feita via postal, por Sedex ou carta registrada, ou mediante entrega no Protocolo da FCC, em envolope lacrado, entre 13 e 19 horas, de segunda à sexta-feira, constando no envelope: Fundação Catarinense de Cultura – FCC- Edital Agentes de Leitura do Programa Mais Cultura – Consultoria de Projetos Especiais – Avenida Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, CEP – 88025-202, Florianópolis, SC.
 
Programa Mais Cultura – Foi instutuído pela Presidência da República, por meio do Decreto 6.226, de 4 de outubro de 2007.
Objetivos – Ampliar o acesso aos bens e serviços culturais e meios necessários para a expressão simbólica, promovendo a auto-estima, o sentimento de pertencimento, a cidadania, o protagonismo social e a diversidade cultural.
Qualificar o ambiente social das cidades e do meio rural, ampliando a oferta de equipamentos e dos meios de acesso à produção e à expressão cultural.
Gerar oportunidades de trabalho, emprego e renda a trabalhadores, micro, pequenas e médias empresas e empreendimentos da economia solidária no mercado cultural brasileiro.
 
Agentes de Leitura – Os selecionados deverão ter habilidades para a ação e difusão cultural, visando a atuação nas  comunidades como agentes de leitura, com a finalidade de colaborarem com o desenvolvimento humano, por meio do acesso aos bens de serviços culturais em cidades de Santa Catarina.
 
Comitê  de Gestão e de acompanhamento do projeto – Fundação Catarinense de Cultura; Secretarias de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Educação; Assembléia Legislativa; Conselho Estadual de Cultura; Federação Catarinense de Municípios; e Ministério da Cultura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário