quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Toda a vida da Terra num único site

Criada em 2007, a Enciclopédia da Vida pretende trazer para o mundo digital o conhecimento do homem sobre as várias formas de vida existentes do planeta e reunir numa única plataforma a informação dispersa por livros, jornais, bases de dados, sites ou mesmo pelas cabeças de quem se interessa pelo tema.

A ideia na base do projeto é a de criar uma página web para cada espécie, compondo uma gigantesca base de dados com informação credível e útil para conhecer o planeta e quem o habita, nas mais diversas formas de vida que a Terra acolhe.
Com informação proveniente de museus, comunidades de investigação, investigadores em nome próprio e diversas outras fontes, o projeto foi ganhando forma e afirmando-se como fonte de informação cada vez mais credível e relevante, como pretendiam os seus mentores.

Os utilizadores registados na plataforma ganham acesso a toda uma base de conhecimento que ali está registada. Ganham ainda a possibilidade de contactarem entre si e de contribuírem para enriquecer temas, com os seus contributos pessoais.

É a EOL a explorar uma das grandes vantagens de ser um projeto online: colocar os membros em interação, a trocarem experiências e a contribuir para enriquecer o seu próprio conhecimento e o de quem passa por esta enciclopédia online como mero espetador.

O acervo de informação disponibilizado na EOL está disponível através do site, mas também como recurso para embeber em aplicações móveis ou de desktop por parceiros, nos termos da licença Creative Commons e de outras licenças open source. O objetivo é aliás, abrir cada vez mais caminhos para dar audiência ao projeto. Seja pela via das parcerias ou da localização para um número crescente de línguas, aproximando os investigadores e curiosos falantes desses idiomas.

Fonte: Sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário