quinta-feira, 26 de maio de 2011

Grândola: Biblioteca municipal e bibliotecas escolares ligadas em rede para otimizar recursos

Grândola, Setúbal, 24 mai (Lusa) -- A Biblioteca Municipal de Grândola e as várias bibliotecas escolares existentes no concelho vão passar a estar ligadas em rede para otimizar recursos e desenvolver ações regulares de promoção do livro e da leitura.
A Rede de Bibliotecas de Grândola (RBG) é formalmente constituída e apresentada quarta-feira, com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a câmara municipal, o agrupamento vertical de escolas e a Escola Secundária com 3.º ciclo António Inácio da Cruz.
A rede, divulgou hoje o município, formaliza a cooperação informal já existente entre a biblioteca municipal e as escolas, ao nível do tratamento técnico documental, desenvolvimento de ações de promoção da leitura e da literacia da informação e apoio ao currículo.
"É uma parceria que já tínhamos, quer ao nível do secundário, quer ao nível do primeiro ciclo, mas que ganha novos contornos, com maior responsabilização das entidades envolvidas no protocolo", realçou à Agência Lusa Graça Nunes, vereadora com os pelouros da Cultura e da Educação.
A vereadora explicou que, a juntar à biblioteca municipal, existem no concelho três bibliotecas escolares, estando previsto, no início do próximo ano letivo, surgirem outras duas, nos novos centros educativos de Carvalhal e de Melides.
A RBG vai permitir "o reforço do apoio técnico" entre as várias bibliotecas, não apenas no trabalho bibliotecário, mas também de arquivo, o que é "uma mais valia para a população, sobretudo para os estudantes", disse.
"Por outro lado, também nos permite desenvolver, com outra autoridade e um planeamento mais regular, atividades de promoção do livro e da leitura", acrescentou.
Possibilitar a circulação de livros e de materiais audiovisuais entre a biblioteca municipal e as bibliotecas escolares de todo o concelho é outro dos objetivos da rede.
A sessão de apresentação e lançamento desta iniciativa, marcada para as 15:00, na Biblioteca Municipal de Grândola, vai contar com a presença de representantes das várias entidades envolvidas.

Fonte: SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário