terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto Musibraille traz capacitação para deficientes visuais em Campo Grande


O Projeto Musibraille, que desenvolveu um programa de computador específico para que deficientes visuais possam estudar música, passa por Campo Grande entre os dias 1 e 3 de junho. A capacitação ocorre no Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florisvaldo Vargas (Ismac). Executado com patrocínio da Petrobras, que seleciona projetos culturais através de edital nacional, o Musibraille surgiu com o intuito de criar condições favoráveis ao aprendizado da música por pessoas com deficiência visual de maneira equivalente aos colegas de visão normal.

Esta é a primeira vez que o projeto que surgiu em 2008 vem à Capital de MS. De acordo com o responsável pela audioteca do Ismac, Orlando Britto, o programa Musibraille permite que qualquer cego estude com um professor comum de música, pois apresenta no computador a partitura em duas formas, normal e braille. “Muitos alunos cegos querem fazer um curso ou uma faculdade de música e esbarram em barreiras impostas pelos próprios professores, que se julgam incapazes de ensinar os deficientes”, relata.

Orlando Britto é autodidata em música. Aos 53 anos, músico profissional, ele conta que toca violão desde os 11. “Eu participei do lançamento do Musibraille em Brasília, há dois anos. Fui convidado para executar o Hino Nacional. Eu toco, mas não conheço teoria musical e espero poder um dia estudá-la através desse programa”, destaca. O Projeto Musibraille começou com a criação de um software gratuito para estudo da música por cegos e hoje leva capacitações de como utilizá-lo para todo o Brasil.

Uma curiosidade sobre a musicografia braille é que ela foi desenvolvida por Louis Braille em 1828 antes da adaptação do método para a escrita. Através desta técnica, um texto musical de qualquer complexidade pode ser transcrito para a forma tátil e facilmente assimilado pelos deficientes visuais. O programa Musibraille está disponível gratuitamente para download no site: http://www.musibraille.com.br/download.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário