quarta-feira, 1 de junho de 2011

Chaplin: Filme esquecido pode ser vendido por uma fortuna

Chaplin satirizou Adolf Hitler em um filme de 1940 que ficou famoso, O Grande Ditador

31/5/2011 14:08,  Redação, com Reuters - de Londres 

Um curta-metragem esquecido que inclui imagens do comediante lendário Charlie Chaplin está previsto para render mais de 100 mil libras (US$165 mil) quando for a leilão em junho, disse nesta terça-feira a casa de leilões Bonham’s.
O curta Charlie Chaplin in Zepped, que seria um filme de propaganda política feito na Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial, foi encontrado dentro de uma velha lata amassada de rolo de fita que o colecionador Morace Park comprou por 3,20 libras no site de leilões online eBay.

De acordo com a casa de leilões, o filme de sete minutos mostra Chaplin enfrentando o dirigível alemão Zeppelin e inclui algumas das primeiras sequências de animação da história do cinema.
– Num primeiro momento, eu não tinha ideia do que tinha em mãos –, disse Park.
– Fui falar com especialistas em cinema na Europa e nos Estados Unidos, e um comentário foi comum a todos: nenhum deles tinha visto esse tipo de filme antes.

O crítico de cinema e biógrafo de Chaplin David Robinson disse que Chaplin provavelmente nunca soube da existência do filme.
Robinson disse que o criador anônimo do curta-metragem juntou sequências não utilizadas de três filmes anteriores de Chaplin, Seu Novo Emprego (1914), A Jitney Elopement (1915) e O Vabagundo, e incluiu sequências de animação “stop-motion” e outros efeitos.
Park encontrou casualmente um anúncio de uma exibição comercial do filme na publicação Manchester Film Renter e descobriu que o trabalho provavelmente foi enviado ao Egito com o intuito de elevar a moral das tropas britânicas estacionadas no país.
Os dirigíveis alemães Zeppelin atacaram a Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial, e a Bonham’s disse que o filme Zepped provavelmente foi criado com o objetivo de desfazer a preocupação provocada pelos ataques.

Mas o filme nunca chegou a ser distribuído amplamente, possivelmente devido à natureza delicada do assunto, os ataques, na época de seu lançamento, em 1916.
A Bonham’s disse que Zepped é o primeiro filme do qual se tem conhecimento a ter combinado sequências de ação ao vivo com outras de animação e que o filme deve ser arrematado “por uma cifra importante na casa dos seis algarismos” quando for posto à venda em um leilão de memorabília de entretenimento, em 29 de junho.

– O fato de este filme frágil e inflamável, de nitrato, ter sobrevivido desde 1916, ser estrelado pelo maior ícone de cinema da época e nunca antes ter sido visto pelo grande público é incrível –, disse uma especialista a Bonham’s, Stephanie Connell.
– Sem dúvida o filme fará uma contribuição importante para a história dos primórdios do cinema.
Embora Chaplin não tenha participado da produção de Zepped, ele satirizou o líder nazista Adolf Hitler em um filme de 1940 que ficou famoso, O Grande Ditador.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário