quarta-feira, 9 de março de 2011

Ranking de Universidades na Web Valoriza Acesso Livre

Massachusetts Institute of Technology (MIT) - Crédito da imagem: Site do IBICT
 O novo ranking disponibilizado, em 31 de janeiro de 2011, pelo laboratório de Cibermetria do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), da Espanha, classificou 12 mil estabelecimentos de ensino superior de todo o mundo, de acordo com seu desempenho na Web. Para a avaliação, foram analisados o desempenho, a visibilidade internacional e o impacto da rede nas universidades.
O ranking é liderado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), seguido da Universidade de Harvard, ambos dos Estados Unidos da América, o grande líder do ranking, ocupando as 11 primeiras colocações. As universidades brasileiras mais bem classificadas foram a Universidade de São Paulo, que aparece em 51º lugar, a Universidade Estadual de Campinas na 161ª posição, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul na 166ª colocação, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro em 209º lugar.
O Brasil lidera o ranking da América Latina, ocupando oito das dez primeiras posições, sendo a Universidade de São Paulo a primeira colocada. O ranking de 2011 apresenta novidades, incluindo uma versão atualizada do diretório, com classificações regionais e novos métodos para estimar a presença e calcular o impacto acadêmico da Web nas universidades, oferecendo informações sobre as melhores instituições em nível local e internacional.
Os resultados mostram que muitas universidades estão lançando grandes repositórios de documentos científicos, o que lhes permite ganhar posições no ranking. “O papel dos bibliotecários em relação ao movimento de Acesso Livre foi muito importante, uma vez que eles são os principais designers, promotores e gerenciadores dos repositórios institucionais. Os princípios básicos por trás da atual organização dos repositórios estão inspirados nas técnicas bibliotecárias”, garantem os editores do ranking, de acordo com o site www.webometrics.info
Para visualizar o ranking das universidades, acesse: www.webometrics.info/top12000.asp
Núcleo de Comunicação Social do IBICT
10/02/2011

Fonte: site do IBICT

Nenhum comentário:

Postar um comentário