segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil

Crédito da imagem: planetaeducacao.com.br

Ler é emancipar-se! É sair do lugar-comum e conseguir, através das palavras, adentrar a um novo mundo, repleto de imaginação, conhecimento e atitude.

BRASIL>> Para mais de 45 milhões de pessoas, ler é sinônimo de conhecimento. Infelizmente sabemos que a leitura ainda não é a maior prioridade no nosso país.
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2008, veio confirmar o que já sabíamos: que a população prefere assistir Tv, ouvir música, descansar e ouvir rádio a ler um bom livro.
O estudo revelou ainda que existem leitores sim, a maioria é mulher (55%) e o autor preferido é Monteiro Lobato, seguido de Paulo Coelho e Jorge Amado. Não por acaso, a data de hoje tem tudo a ver com o escritor preferido dos brasileiros: hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato.
O escritor faleceu em julho de 1948, mas somente em 2002  foi criada a Lei 10.402/02 instituindo dia 18 de abril como o Dia Nacional da literatura infanto-juvenil.
“Um país se faz com homens e livros’, a célebre frase de Monteiro Lobato explica como ele via a importância da leitura para a evolução humana. Emília, Cuca, Tia Nastácia, personagens que compuseram o imaginário coletivo de milhões de crianças, demonstrando que a leitura pode ser algo muito divertido!!!


Fonte do texto: odiario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário