quarta-feira, 20 de abril de 2011

Kindle vai ganhar biblioteca virtual para empréstimo de e-books

Com a Kindle Lending Library, usuários do leitor da Amazon poderão baixar e-books de graça em mais de 11 mil bibliotecas públicas nos EUA.
A Amazon anunciou nesta quarta-feira (20/4) que até o fim do ano vai lançar sua Kindle Lending Library, um recurso que permitirá aos usuários do leitor de e-book Kindle pegar emprestado livros eletrônicos em mais de 11 mil bibliotecas dos Estados Unidos.
A Kindle Lending Library (Biblioteca Circulante Kindle, em tradução livre) tem sido construída em parceria com a distribuidora de mídia digital OverDrive e vai funcionar com todos os Kindle, incluindo os aplicativos Kindle atualmente disponíveis para diversas plataformas.
Com o recurso, os consumidores poderão tomar emprestado e-books de suas bibliotecas locais e começar a lê-los imediatamente. Se você pegar um livro Kindle uma segunda vez – ou comprar uma cópia dele na Amazon -, não perderá nenhuma nota ou marcação que tiver feito; eles permanecerão ligados a sua conta Kindle.
As políticas atuais de empréstimo da Amazon, tal como as de seus concorrentes, são limitadas – embora a culpa possa ser mais das editoras do que da loja virtual. Apenas uma fração dos livros Kindle podem ser oferecidas para empréstimo, e a maioria das editoras determinam que os donos dos livros só podem emprestá-los uma vez.
Serviços online gratuitos, como o Lendle, tornam possível emprestar livros Kindle para desconhecidos, mas tais serviços são obviamente bastante limitados pelas mesmas restrições.
A Amazon não revelou se as bibliotecas vão restringir o empréstimo a uma única cópia dos e-books por vez (como fazem com os livros em papel), embora isso seja parte do acordo atual da OverDrive com as editoras.
O anúncio também não faz menção a acordos como o que a HarperCollins fechou em fevereiro com a OverDrive, e que determina que seus e-books “expirem” após 26 empréstimos.
Outro detalhe ausente do anúncio da Amazon é a data exata de estreia do Amazon Lending Library; a empresa diz apenas que “estará disponível até o fim do ano”.
Apesar disso, o apoio da Amazon ao modelo de biblioteca é bastante significativo para o mercado de e-books, e responde a uma das maiores fraquezas do mundo dos e-books.
(Lex Friedman)
Fonte: DG NOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário