terça-feira, 5 de abril de 2011

Projeto recadastra usuários e cataloga acervos das bibliotecas públicas municipais

Crédito da imagem: Prefeitura Poço de Caldas

Em abril, a Associação dos Amigos das Bibliotecas Públicas Municipais encerra o projeto "Biblioteca Digital: Uma Virada de Página Rumo à Sociedade da Informação", que realiza o recadastramento de usuários e a catalogação de acervo das bibliotecas. 

Até o final de abril, a expectativa é que as bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi (Monjolinho) e Manuel Guimarães (Cohab) tenham respectivamente 60, 80 e 100% dos acervos catalogados.

Cada biblioteca recebeu a doação de um kit com dois computadores, uma impressora multifuncional, além de materiais de apoio, como etiquetas, fitas adesivas e cartuchos de tinta. Para o projeto, foram selecionados seis estagiários, que receberam um treinamento de limpeza, conservação e catalogação dos livros.

O projeto, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, conta com o apoio da DME Distribuição e da Togni Refratários. "Para realizar esse trabalho não basta contar simplesmente com apoio do poder público, precisamos é do olhar atencioso para uma sociedade melhor. O trabalho continua e em breve teremos a facilidade de disponibilizar todo o catálogo das bibliotecas públicas para que funcionários e leitores possam realizar as pesquisas do nosso acervo", ressalta o presidente da Associação dos Amigos das Bibliotecas e coordenador do projeto, Jeferson Leandro Garcia.

Segundo o coordenador, a Associação dos Amigos das Bibliotecas Públicas Municipais pretende realizar agora outros dois projetos de incentivo à leitura. O "Letras Mágicas", também aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pretende resgatar a literatura oral, apoiando e valorizando a cultura popular. Já o "Criança na Biblioteca", aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, irá adequar um espaço infantil nas bibliotecas com um novo acervo. 

Desde novembro de 2010, cada biblioteca conta com um computador a disposição do público. As bibliotecas públicas contam ainda com internet wi-fi gratuita. A Biblioteca Centenário (Urca) funciona das 8h às 19h, já a Júlio Bonazzi (Monjolinho) e Manuel Guimarães (Cohab) funcionam das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário