terça-feira, 26 de julho de 2011

Curso capacita gestores de bibliotecas públicas

Para tornar as bibliotecas mais dinâmicas e atuantes, com o foco na leitura, o Curso de Formação de Gestores e Auxiliares de Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Pontos de Leitura do Estado de Alagoas teve início ontem, 25, no auditório da Secretaria de Estado da Educação atraindo aproximadamente 140 inscritos para a discutirem temática “Bibliotecas Públicas: princípios e diretrizes”.

“Estou participando da capacitação pela primeira vez e é uma oportunidade de trocar experiências, espero aprender muito neste o curso para levar o conhecimento a minha cidade”, declara a secretária de Cultura de Traipu, Dulcinéia Soares que trouxe mais dois gestores da biblioteca do município para participarem do evento.

Na abertura, o Secretário de Estado da Cultura ressaltou a preocupação da Secult com a atualização dos acervos das bibliotecas estaduais. “Recebemos recentemente os recursos para o kit de modernização para as bibliotecas de trinta munícipios que estão desenvolvendo um bom trabalho, estes recursos estão em fase de licitação”, assegura o secretário Osvaldo Viegas.

O secretário agradeceu ainda na ocasião, pela contribuição que os participantes do curso têm disposto colocando Alagoas como Estado com a melhor cobertura de bibliotecas. “E, este ano o trabalho de vocês continuam. Teremos a Bienal do livro e outros eventos que os colocarão, ainda mais em plena atividade e dinâmica”, lembrou o gestor da cultura.

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Wilma Nóbrega abriu o curso fazendo a apresentação dos aspectos gerais para intensificar o trabalho de leitura dentro dos espaços de pesquisa. “O trabalho do gestor não é apenas preencher fichas, mas também de se informar, de lê. Não podemos esperar o ideal chegar para fazermos alguma coisa, pois assim não chegaremos a lugar nenhum”, alertou a coordenadora.

O curso prossegue até sexta-feira, 29, com a discussão de mais temas, entre eles as novas tecnologias e segurança, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, situado à Rua Barão de Alagoas, Centro, Maceió – AL, das 8h30 às 17h. Mais informações pelos telefones (82) 3315 7865, 3315-7867 e 9973-7063 ou pelo e-mail alagoasbib@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário