terça-feira, 12 de julho de 2011

Programa analisa sistema para gerenciar dados

O BioCore é um sistema livre e flexível para gestão de dados de coletas de biodiversidade, que reflete o estado da arte no mundo




Os representantes do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Biodiversidade (Biota-MS), professor João Onofre Pinto e professor Fábio Roque, reuniram-se com os pesquisadores do Laboratório de Sistemas de Informação (LIS) do Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp) para discutir sobre a possível implantação do sistema de informação BioCore, desenvolvido pela Unicamp, para gerenciar os dados de biodiversidade de Mato Grosso do Sul, coletados pelos pesquisadores do Biota-MS.


De acordo com os professores pesquisadores Claudia Bauzer Medeiros e André Santanchè, ambos da Unicamp, e o consultor professor Milton Cesar Ribeiro (Unesp), que se reuniram com os pesquisadores do Biota-MS, o BioCore é um sistema livre e flexível para gestão de dados de coletas de biodiversidade, que reflete o estado da arte no mundo.
O sistema permite que os pesquisadores possam compartilhar dados, ajudando-os na construção de modelos complexos e na modelagem de ecossistemas, incluindo descobertas de relações e interações entre as espécies, o que ajudará a apoiar a cooperação entre diversas pesquisas. Para mais informações sobre o BioCore acesse: www.lis.ic.unicamp.br/projects/biocore/ e proj.lis.ic.unicamp.br/biocore para ter acesso a um primeiro protótipo.
Biota-MS
O Programa Biota-MS iniciará um amplo trabalho junto às coleções do Estado, com a atuação de nove bolsistas do CNPq, que têm como missão informatizar todos os dados de biodiversidade nos próximos dois anos. Fazem parte dos objetivos do programa dar suporte técnico-científico às novas pesquisas, garantir a conservação e o uso econômico sustentável dos biomas aqui existentes.
De acordo com o secretário-executivo do Biota-MS, professor Fábio Roque, “com estas ações o programa inicia uma de suas metas mais ambiciosas: criar um portal onde qualquer cidadão terá acesso às informações sobre biodiversidade e seu uso sustentável no Estado de forma rápida e gratuita”.

O Biota-MS é um programa coordenado pela Superintendência da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Sucitec) e reúne pesquisadores de diversas universidades e instituições de pesquisa. Podem se integrar ao programa toda instituição, seja pública, privada ou do 3º setor, que deseja participar das ações. O Biota-MS está contemplado no PPA-2008/2011 e no Orçamento do Governo de Mato Grosso do Sul.
 
Mais informações pelo: www.biota.ms.gov.br ou pelo email roque.eco@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário