Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fundação Tancredo Neves leva ações culturais à Região do Araguaia

A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves deu mais um passo rumo à consolidação do projeto que prevê a implantação de bibliotecas em todos os municípios paraenses, com a inauguração, na última segunda-feira, 4, do mais novo espaço de leitura do município de Redenção, na região do Araguaia. O cronograma das ações que se destinam ao cumprimento dessas metas é elaborado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará.

Além da inauguração desta terça-feira, 5, em Redenção, o presidente da Fundação Tancredo Neves, Nilson Chaves, e dois diretores da instituição, Sérgio Massoud e Lucinnha Bastos, também estiveram reunidos com autoridades e representantes da área cultural de oito municípios da região - Santana do Araguaia, Redenção, Conceição do Araguaia, Pau D’Arco, Sapucaia, Xinguara, Rio Maria e Água Azul do Norte.

Para Nilson Chaves, a reunião foi um grande passo para estreitar os laços entre a Região Metropolitana e as regiões sul e sudeste do Pará. "Foi também uma ótima oportunidade para ouvir as demandas e necessidades desses agentes culturais e para apresentar os serviços da Fundação, que pela primeira vez se faz presente, com todo o corpo de diretores, na região. E a biblioteca pública inaugurada será um elemento de suma importância para essa integração", ressaltou o presidente.

Com a entrega da biblioteca de Redenção, restam apenas 13 municípios paraenses a serem contemplados com espaços públicos de leitura. Na região do Araguaia, também foram inauguradas as bibliotecas de Cumarú do Norte e Pau D’arco. Essas ações são viabilizadas por meio do Programa Livro Aberto, do Ministério da Cultura, coordenado no Pará pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Na próxima segunda-feira, 11, outra sala de leitura será entregue, desta vez no município de Curuçá.

Caravana da Leitura - No mês de julho, as regiões do Araguaia e Carajás também receberão a Programação de Verão do Ônibus Biblioteca, dentro do projeto “Caravana da Leitura”, desenvolvido pela Fundação Tancredo Neves. Tucuruí, Breu Branco, Marabá, Parauapebas e Ourilândia são alguns dos municípios do sudeste paraense que serão atendidos nesse período.

O Ônibus Biblioteca oferece atividades de incentivo à leitura e à informação com contação de histórias, gincanas e bingos culturais, teatro de fantoches e consulta ao acervo móvel. Ao todo, 16 municípios serão contemplados com as ações da “Caravana” no mês de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário