quinta-feira, 7 de julho de 2011

Flip 2011 está apostando nos autores nacionais

A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip 2011, que acontece até domingo na cidade colonial de Paraty, no litoral fluminense, está apostando nos autores nacionais. As primeiras atrações a terem ingressos esgotados na Flip são as mesas com João Ubaldo Ribeiro e Antonio Candido.

O homenageado deste ano é Oswald de Andrade (1890-1954), intérprete que fundou uma brasilidade que valoriza a nossa cultura. Entre os convidados, apesar das preferências nacionais, há um certo equilíbrio: são 18 convidados estrangeiros e 15 brasileiros. Nas edições anteriores a diferença era maior, privilegiando os autores de fora.

Os visitantes podem conferir atrações nos seguintes endereços: Tenda dos Autores, Tenda dos Autógrafos, Tenda do Telão, Flipinha (programação infantil) e Flipzona (adolescentes). Entre as principais atrações da Flip 2011 (flip.org.br), estão Antonio Candido, Pola Oloixarac (no dia 8), Claude Lanzmann (dia 8), Joe Sacco (dia 9), João Ubaldo Ribeiro (dia 9) e James Ellroy (dia 9).

Além das apostas e novidades literárias, o evento trará ao país três nomes consagrados da cultura em língua inglesa: o escritor James Ellroy, conhecido como renovador do romance noir americano e autor de livros que foram adaptados para o cinema como Los Angeles, cidade proibida e A dália negra; o quadrinista Joe Sacco, que se consagrou com a mistura de jornalismo e a linguagem das HQs em obras como Palestina e Área de segurança: Gorazde; e o músico e artista multimídia David Byrne, fundador do grupo Talking Heads e ativista do uso de bicicletas como solução para a crise de transportes e qualidade de vida nas grandes cidades.

Carol Ann Duffy, Caryl Phillips, Peter Esterházy, Emmanuel Carrére, Claude Lanzman, Laura Restrepo, João Ubaldo Ribeiro, entre outros, ajudam a completar a lista de convidados deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário