quarta-feira, 8 de junho de 2011

Acessibilidade em bibliotecas é tema de Ciclo de Debates na UFC

Com o objetivo de discutir e buscar soluções para o atendimento a cegos, surdos ou cadeirantes em uma biblioteca, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui realiza, nesta quinta-feira (09), às 9h30min, debate sobre "Bibliotecas acessíveis: conquistas e desafios".

 


Ler um livro, fazer pesquisa ou simplesmente conseguir atendimento em uma biblioteca são tarefas simples para a comunidade acadêmica, mas costumam gerar dificuldades para quem é cego, surdo ou cadeirante.

Aberto ao público e destinado, principalmente, a estudantes, professores e funcionários da área de Ciências da Informação, o encontro ocorre no Auditório da Biblioteca de Ciências Humanas (Área 1 do Centro de Humanidades, Benfica).

A proposta é identificar formas de tornar o conhecimento acessível na Universidade, através da digitalização de obras, traduções para o sistema Braile, adaptações físicas em balcões e prateleiras, entre outras ações.


Participam da mesa redonda a bibliotecária Deise Tallarico, da Universidade de Campinas (Unicamp); a bibliotecária da UFC Clemilda Santos, que tem deficiência física; e o estudante de Pedagogia da UFC André Luiz Gomes, que é cego.

O evento faz parte do III Ciclo de Debates UFC Inclui, que até novembro deste ano promove discussões sobre temas referentes à acessibilidade de pessoas com deficiência.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, setor criado em 2010 para cuidar de políticas de inclusão desse público. A Secretaria funciona no andar térreo da Biblioteca de Ciências Humanas.

Fonte: Portal da UFC
 
Fonte: vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário