quarta-feira, 1 de junho de 2011

Viagem Literária promove encontro de escritores com a população


Atividades ocorrem em cidades da região no mês de junho

O escritor Milton Hatoum, que participa do bate-papo em Valinhos no dia 8 de junho.



Cinco cidades da região de Campinas vão ter atrações do programa Viagem Literária no mês de junho. Águas de Lindóia, Monte Mor, São Pedro, Sumaré e Valinhos vão receber as visitas dos escritores Clóvis Bulcão, Luiz Ruffato, Milton Hatoum e Michel Laub, entre os dias 8 e 27 deste mês. Cada um visita uma cidade. O programa, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas das cidades participantes, contempla 70 cidades do Estado com diversas atividades, a partir desta quarta-feira, 1º de junho. 

O programa é dividido em cinco módulos mensais. O primeiro, que que ocorre este mês, chama-se Bate-papo com o Escritor: Literatura para Todos. Nele, autores que se dedicam aos mais variados gêneros literários conversam, de forma descontraída e animada, com o público sobre a sua obra. Os encontros ocorrem sempre em bibliotecas públicas das cidades. Os próximos módulos são: Contação de Histórias, em agosto; Bate-papo com o Escritor: Literatura Infantojuvenil, em setembro; Bate-papo com o Escritor: Leituras Escolhidas, em outubro; e Oficina de Criação Literária, em novembro.

Esta é a quarta edição do Viagem Literária, que promove 350 atividades nas 70 cidades participantes, principalmente de pequeno e médio porte. De junho a novembro, cada biblioteca vai receber uma atração mensal ligada à literatura, o que permite o contato regular dos moradores com escritores. A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Histórico:

Lançado em 2008, o Viagem Literária levou consagrados escritores brasileiros às bibliotecas de 40 cidades paulistas. Ao longo de quatro meses – agosto a novembro –, os espaços receberam atrações, com programações distribuídas em módulos diferentes a cada mês e contou com a participação de escritores consagrados como Ruy Castro, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Ignácio de Loyola Brandão entre outros. 

Em 2009, em sua segunda edição, o Viagem promoveu atividades a partir de junho em cinco módulos. Entre os autores participantes estiveram Milton Hatoum, Ronaldo Bressane, Carola Saavedra, Beatriz Bracher, Adélia Prado e Menalton Braff. Já em 2010, o programa foi ampliado, levando às bibliotecas públicas de São Paulo autores renomados como Mário Prata, Lauro César Muniz e Alice Ruiz.

Confira a programação para as cidades da região

08/6 - Valinhos

Milton Hatoum
Colunista do jornal O Estado de S. Paulo e do site Terra Magazine, Milton Hatoum nasceu em Manaus, foi professor de Literatura da Universidade Federal do Amazonas, professor visitante da Universidade da Califórnia e escritor residente em importantes instituições de ensino dos Estados Unidos e da França. Autor de quatro romances premiados, teve obras traduzidas em 12 línguas e publicada em 14 países. O primeiro romance, “Relato de um Certo Oriente” (1989), ganhou o Prêmio Jabuti.

“Dois Irmãos” (2000) foi eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005, em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. “Cinzas do Norte” (2005) recebeu cinco prêmios: Portugal Telecom, APCA, Jabuti de Melhor Romance, Livro do Ano da CBL e Bravo! de Literatura. Em 2008 publicou “Órfãos do Eldorado” e em 2009 o livro de contos “A Cidade Ilhada”.

Local: Biblioteca “Dr. Mário Correa Lousada”. Rua Itália, 477. Centro. (19) 3871-6022 /3871-3972
Horário: 14 horas

15/6 - Águas de Lindóia

Clóvis Bulcão
Escritor e historiador, Clóvis Bulcão nasceu no Rio de Janeiro, em 1959. Desde o romance de estreia, o premiado “A Quarta Parte do Mundo” de 1998, Bulcão não parou mais. Publicou “Pequeno Dicionário de Personagens da Literatura Brasileira” (2005) e “A Marquesa de Santos”, 12 histórias de ficção que têm a sedutora Domitila como personagem principal.

Participou da coletânea “Corrupção” (2002) e trabalhou em parceria com a apresentadora Regina Casé no programa “Um Pé de Quê?”. É também autor de biografias destinadas ao público jovem: “Leopoldina – A Princesa do Brasil”, “Padre Antônio Vieira” e “Noel - O Menino da Vila”, lançado no final do ano passado.

Local: Biblioteca Municipal “Germano Gelmini”. Praça Philomena Pulino Tozzi, s/nº
Horário: 17 horas

27/6 - Monte Mor

Michel Laub
Escritor e jornalista, o gaúcho Michel Laub foi editor-chefe da revista Bravo! e coordenador de Internet do Instituto Moreira Salles. É professor de Criação Literária, atuando na Academia Internacional de Cinema, no espaço B_Arco e no Sesc, além de ser colaborador de diversos veículos e editoras.

Publicou cinco romances: “Música Anterior”, “Longe da Água”, lançado também na Argentina, “O Segundo Tempo”, “O Gato Diz Adeus” e “Diário da Queda”, lançado recentemente. Recebeu o Prêmio Erico Veríssimo/Revelação, da União Brasileira dos Escritores, as bolsas Vitae e Funarte e foi finalista dos prêmios Jabuti, Portugal Telecom (duas vezes), Fato Literário/RBS e Zaffari & Bourbon. Teve textos publicados na Itália e na Coréia.

Local: Biblioteca Municipal "José Maluf". Rua Orozimbo de Carvalho, 180, Centro. (19) 3889-1819
Horário: 19 horas

27/06 - Sumaré

Michel Laub
Local: Biblioteca Municipal "Prof. Plínio Machado da Silva". Rua Geraldo de Souza, 157/221, Jardim Carlos Basso. (19) 3828-8342
Horário: 14 horas

27/6 - São Pedro

Luiz Ruffato
Nascido em Minas Gerais, Luiz Ruffato publicou vários livros, muitos deles premiados e lançados em outros países. Em 2001 lançou “Eles Eram Muitos Cavalos”, que recebeu os prêmios Machado de Assis e APCA. “Estive em Lisboa e Lembrei de Você”, de 2009, foi finalista do Prêmio Portugal Telecom e do Prêmio São Paulo de Literatura.

A partir de 2005, iniciou uma série intitulada “Inferno Provisório”, composta por cinco volumes: “Mamma”, “Son Tanto Felice” (2005, APCA), “O Mundo Inimigo” (2005, APCA e finalista do Prêmio Portugal Telecom), “Vista Parcial da Noite” (2006, Jabuti), “O Livro das Impossibilidades” (2008, finalista do Prêmio Zaffari & Bourbon) e “Domingos sem Deus”. Recebeu menção especial no Prêmio Casa de las Américas, por “Os Sobreviventes”. Tem livros e histórias publicados em antologias em vários países como Estados Unidos, França, Argentina, Itália, Portugal, Angola, Suécia e Polônia.

Local: Biblioteca “Gustavo Teixeira”. Rua Joaquim Teixeira de Toledo, 570, Centro. (19) 3483-3497
Data: 27 de junho
Horário: 19h30

Fonte: campinas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário