sexta-feira, 10 de junho de 2011

Biblioteca Pública recebe exposição de Navios Japoneses

Exposição na Biblioteca Pública fica até o dia 30 de junho
A Biblioteca Pública Municipal de Londrina abrirá, nesta sexta-feira (10), às 19h, a exposição "Paisagens Flutuantes - Navios de Emigração Japonesa ao Brasil". A mostra ficará aberta a visitação até o dia 30 de junho, no horário de funcionamento da Biblioteca (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h).

A exposição foi organizada, inicialmente, pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa e agora está sendo reorganizada pelo professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Humberto Yamaki. "É uma mostra de imagens em forma de banners e fotografias que conta um pouco sobre a história da emigração japonesa", afirmou o diretor da Biblioteca Pública de Londrina, Rovilson José da Silva.

O evento conta com o apoio da UEL e do Projeto Paisagem Etnográfica Paranaense. Estarão expostas as imagens e dados de mais de trinta navios que trouxeram imigrantes japoneses ao Brasil, entre 1908 e o final da década de 30. As imagens englobam desde o pioneiro Kasato-Maru, que chegou em 18 de junho de 1908, até o Buenos-Aires Maru, que ancorou em Santos no dia 13 de agosto de 1941.

Os dados incluem informações sobre construção, capacidade de transporte de carga e passageiros, registro de datas de chegada ao porto de Santos, tudo relacionado aos navios. Uma viagem tradicional durava cerca de dois meses, partindo de Kobe e passando por Hong Kong, Saigon, Singapura, Colombo, Capetown, Rio de Janeiro e Santos.

Os pioneiros terão a oportunidade de rememorarem a jornada e reencontrarem os amigos de aventura. Para as outras pessoas, será a oportunidade de conhecer parte da paisagem etnográfica dos que se aventuraram além mar e deixaram marcas na terra vermelha.
"Londrina tem uma grande influência japonesa e essa exposição é uma forma de rememorar o processo migratório. Mas convidamos a todas as pessoas a comparecerem", ressaltou o diretor.   Navios de Emigração Japonesa ao Brasil.

Juntamente com a abertura da exposição, a Biblioteca Municipal promoverá o lançamento do livro "Navios de Emigração Japonesa ao Brasil", às 19h30, organizado pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

O livro é complementar à exposição e traz as fotografias expostas. "É super importante para a Biblioteca receber essa mostra e o lançamento do livro. Temos que lembrar sempre da contribuição dos japoneses a cidade de Londrina", completou Rovilson.
Participam, tanto da exposição quanto do lançamento do livro, o diretor do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Takeshi Kurihara, e a vice-diretora do Museu, Lídia Yamashita.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário