quarta-feira, 1 de junho de 2011

China criará rede nacional de bibliotecas digitais

A China lançará um projeto nacional para criar uma rede de bibliotecas digitais nos próximos cinco anos.
A rede terá como núcleo a Biblioteca Digital Nacional e integrará as bibliotecas locais, informa um comunicado conjunto dos ministérios da Cultura e Finanças divulgado na terça-feira.
O objetivo principal do projeto será promover a criação de uma plataforma interligada de bibliotecas digitais e um grupo bem distribuído de bibliotecas de recursos que fornecem ao público serviços multimídia, diz o comunicado. 

"Os serviços serão disponíveis em bibliotecas públicas e através da internet, celulares e televisão móvel".
Nos últimos anos, a criação de bibliotecas digitais conseguiu avanços tecnológicos e o projeto pode aumentar o nível e a capacidade dos serviços de bibliotecas digitais do país, além de melhorar os serviços culturais públicos, comentou Zhou Heping, diretor da Biblioteca Nacional da China, destacando o planejamento, treinamento de recursos humanos, gerenciamento de despesas e a criação de um sistema de compartilhamento de informação durante a implementação do projeto. 

Até setembro do ano passado, os recursos digitais mantidos pela Biblioteca Digital Nacional somaram a 460 terabytes (TB), com mais de 76% acessíveis em todo o país.
Em fevereiro do ano passado, a China lançou um programa nacional para fomentar a criação de bibliotecas digitais, a fim de equipar as mais de 2,9 mil bibliotecas de nível nacional com serviços digitais.
(por Agência Xinhua).

Nenhum comentário:

Postar um comentário