quinta-feira, 30 de junho de 2011

Metade dos estudantes brasileiros está “desconectada”

As escolas brasileiras ainda não estão equipadas com computadores

As escolas brasileiras estão entre as piores em relação ao contato dos alunos com a informática, de acordo com levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) para analisar a relação entre os sistemas de ensino e a tecnologia. Metade dos estudantes brasileiros está “desconectada”.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o documento, elaborado com dados de 2009 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que as escolas brasileiras não estão equipadas e o Brasil é o último em uma lista de 38 países avaliados em relação ao número de computadores por alunos na escola.

De um total de 65 países avaliados, apenas dez estão em situação pior que a do Brasil. Alunos da Romênia, Rússia e Bulgária contam com mais acesso à tecnologia que os brasileiros. No País, em média, 53% dos estudantes de 15 anos têm computadores em casa. Há dez anos, a taxa era de 23%.

Apesar do avanço, os números ainda são inferiores à média dos países ricos. Na Europa, Estados Unidos e Japão, mais de 90% dos estudantes têm computador. O acesso no Brasil é hoje equivalente ao na Europa no ano 2000.

O estudo aponta ainda a desigualdade do acesso à informática no Brasil. Entre os mais ricos, 86% têm computador e internet em casa – taxa equivalente a dos alunos de países ricos. Entre os mais pobres, apenas 15% têm as ferramentas em casa.

Um comentário:

  1. Esse aí é o País que só cresce que todos nós vimos na Campanha da Companheira Dilma...

    Avante, companheirada!!!

    ResponderExcluir