sábado, 25 de junho de 2011

Mostra de Cinema exibe produções de animação japonesa

A mostra de cinema “O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon” exibe 18 longas-metragens de animação japonesa, de 28 de junho a 10 de julho, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Além da cinematografia de Miyazaki, a mostra se expande para as obras de Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon, ambos também marcados pelo refinamento nas produções e temáticas fora do convencional industrial.

A mostra, realizada pela 3 Moinhos Produções, promoverá ainda um curso (de 05 a 08 de julho, de 15 às 17h) sobre a obra de Miyazaki, em quatro aulas, e uma oficina de Mangá (de 29 de junho a 01 de julho, de 15 às 17h), ambos com inscrições gratuitas.

A mostra promoverá ainda um curso sobre a obra de Miyazaki

 A oficina pretende abordar noções de desenho, espacialidade e estilo de narrativa através do desenho impresso. Os alunos produzirão os seus próprios mangás durante as aulas, ao mesmo tempo em que participarão de um estudo estético dos mangás de Myiazaki, Otomo e Kon. As inscrições para o curso e oficina são gratuitas e estão abertas no site www.ouniversodemok.com.br.
Animação Japonesa
Apesar de a animação japonesa ser sempre associada ao termo ‘anime’, tal termo hoje não se refere genericamente a qualquer animação produzida no Japão, mas a um estilo fortemente arraigado e de características marcantes, como os populares olhos grandes e a animação econômica e de movimentos expressivos.

A consolidação desse estilo veio da adaptação da arte aos prazos curtos e pequenos orçamentos das séries televisivas nipônicas. Porém, o mesmo processo industrial que criou o estilo anime também gerou insatisfações entre os artistas e correntes contrárias a essa forma de produzir. Esses “transgressores” do sistema japonês optaram pela animação de apelo autoral em longas-metragens cinematográficos para fugir da massacrante produção de séries televisivas.
A criação do Studio Ghibli, por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, com a proposta de ser “um vento que varresse a cabeça dos artistas”, mostrou que tal forma de trabalho era possível e criou seguidores. Obras produzidas antes e depois da fundação do Studio Ghibli, como Nausica do Vale dos Ventos e Meu Vizinho Totoro abriram caminhos para o surgimento de Akira (o filme fenômeno de Katsuhiro Otomo), e para a breve e bela cinematografia de Satoshi Kon, e o seu mundo de sonhos em Paprika.

A programação completa e as sinopses dos filmes podem ser acessadas nos sites www.caixa.gov.br/caixacultural ou www.ouniversodemok.com.br.
 
SERVIÇO:
O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544 4080
Datas: de 28 de junho a 10 de julho de 2011 (de terça-feira a domingo)
Ingressos: R$ 2,00 (Inteira) e R$ 1,00 (Meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário