quinta-feira, 9 de junho de 2011

Biblioteca de Nova Petrópolis precisa de sua colaboração...

Crédito da imagem: zerohora.clicrbs.com.br

A Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis inicia hoje a campanha para recompor o acervo de obras perdido com o incêndio no sábado, 04. Quem quiser colaborar pode deixar suas doações junto ao quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários, que fica ao lado da biblioteca. Serão aceitos todos os tipos de livros, inclusive aqueles que estiverem em mau estado de conservação. Se alguém não puder entregar o livro, a Secretaria de Educação se disponibiliza a retirá-lo. O contato pode ser feito através do telefone (54) 3281-8442, com Paula ou Vera. “Ler é cultura, doar é compartilhar cultura”, salienta a bibliotecária Susana Carrasco, que tem tido uma semana difícil, com o descarte que teve de fazer de milhares de livros queimados.

O cenário em que se encontra a biblioteca hoje não é nada animador. Na parte atingida pelo incêndio todas as prateleiras estão vazias. No restante os livros foram cobertos para que se possa fazer a limpeza das paredes, pretas, em função da fumaça e fuligem, com o uso de equipamento de lavagem a pressão. O processo de limpeza começou no andar da Câmara de Vereadores. Acredita-se que se leve alguns dias para limpar paredes, chão, portas e janelas.

Hoje pela manhã o engenheiro da Prefeitura Anésio Spier avaliou os estragos. Ele colocou que será necessário trocar a estrutura de madeira atingida pelo fogo, além de algumas portas e janelas. Por fim, uma nova pintura interna. Não há como precisar exatamente o tempo que a recuperação levará mas acredita-se que dentro de um mês a estrutura esteja recuperada. “Quando começarmos os trabalhos teremos a exata dimensão do que precisamos refazer”, explica Anésio.

Sobre os números ainda não se pode colocá-los precisamente, somente fazer estimativas. O acervo total da biblioteca, contando-se obras literárias, técnicas, didáticas e de pesquisa, é de 21.600 livros. O espaço atingido contempla os livros de literatura, que somam cerca de 10.000. Desses, 6.000 foram descartados. Outros 2.000 estão sendo recuperados porque não foram atingidos diretamente pelo fogo mas por água, fuligem ou fumaça. E outros 2.000 estão intactos. Quando o sistema de informática for reinstalado e os livros que sobraram devolvidos às prateleiras, será feita a contagem oficial. As atividades da biblioteca estão momentaneamente suspensas, a exceção das aulas de alemão, que passaram a ocorrer no Colégio Padre Werner.

A Câmara de Vereadores está sem expediente externo por enquanto. As sessões legislativas passarão a ser realizadas no Centro de Convivência do Parque Aldeia do Imigrante, no horário e dia de costume, às 19h nas quintas-feiras.

Números da biblioteca – perdas com o incêndio:

Acervo total - 21.600 livros

Número de livros nos espaços incendiados - em torno de 10.000

Número de livros já descartados - em torno de 6.000

Número de livros que passarão por triagem para averiguar suas condições - em torno de 2.000

Número de livros que ficaram intactos nos espaços incendiados - 2.000

Fonte: http://www.novapetropolis.rs.gov.br

Fonte: CRB-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário