Ocorreu um erro neste gadget

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Respostas técnicas ajudam a aprimorar produtos e serviços

"O Sebrae aderiu ao SBRT em dezembro de 2009, por enxergar nesta ferramenta uma forma de ampliar o máximo possível o atendimento às micro e pequenas empresas, com informação técnica segura e de qualidade", explica o analista de Atendimento Individual do Sebrae Plínio Marques.

Por meio do serviço, é possível obter informações sobre capacitação e inovação tecnológica direcionadas para garantir a competitividade dos produtos, o que permite aumentar a eficiência e o padrão de qualidade, reduzir custos e agregar valor, além de incrementar a fabricação.

As perguntas vão desde simples pedidos de esclarecimento sobre melhor tipo de material ou modo de produção até temas mais complexos, como melhorias de processos e estudos de viabilidade técnico-econômica. No portal, também há como requerer endereços de fornecedores de matéria-prima e de serviços.

ECOLOGICAMENTE CORRETO

Domenico Neves Pereira, de 43 anos, um dos sócios do grupo Metaplac, fabricante de tintas e impermeabilizantes na Bahia, recorreu ao SBRT para esclarecer dúvidas sobre a matéria-prima e o processo de produção do impermeabilizante emborrachado, ecologicamente correto por ser atóxico e reciclável. "Até agora, todas as informações cedidas pelo site foram acolhidas e de bom uso em nossas experiências. Inclusive, logo no início, a orientação do SBRT foi uma das que ajudaram a definir o segmento em que iríamos atuar", garante Domenico.

A primeira produção do impermeabilizante elastomérico já começou. Segundo ele, o produto é inovador no mercado de impermeabilização porque pode ser aplicado por qualquer pessoa, em qualquer superfície. Após seco, transforma-se em uma manta emborrachada, evitando a penetração de água, absorvendo os raios ultravioletas e diminuindo a temperatura do ambiente em até 5 graus", explica.

COMO FUNCIONA

A ferramenta está disponível no portal do Sebrae. Basta clicar no ícone Serviços on-line e, em seguida, em Respostas Técnicas. Também é possível obter atendimento, acessando este site: www.sbrt.ibict.br. Após preencher o cadastro, o empreendedor tanto poderá fazer uma nova solicitação como pesquisar na íntegra, no Banco de Informação, os conteúdos já publicados sobre determinado assunto.

O Banco de Informação é composto por respostas e dossiês técnicos, em diversos segmentos de agronegócio, indústria e serviços, que podem ser acessados de imediato. O SBRT conta com 15 mil Respostas Técnicas disponíveis para consulta. Todo o serviço é gratuito e o tempo médio para recebimento de resposta é de 15 dias. O conteúdo é enviado em formato PDF para o e-mail cadastrado. O empreendedor pode fazer quantas perguntas desejar. A única recomendação é que os questionamentos sobre assuntos diferentes sejam feitos separadamente.

As regiões Sudeste e Sul são as que mais enviam questionamentos ao portal, com 48% e 14% dos acessos respectivamente. A região Centro-Oeste fica em terceiro lugar com 11% das demandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário