segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projeto de incentivo à leitura ganha sede

Desenvolvido pelo Instituto Waldemar Falcão, projeto social será instalado na antiga sede da LBA, em Aracati

Aracati Uma biblioteca é como se fosse a igreja dos livros, templo das leituras. Tem lugares de leitura que são apenas bibliotecas. Mas tem um lugar em Aracati onde a leitura vai além da pesquisa e da consulta. Lá se idealiza e realiza. Desde o ano passado, o Instituto Waldemar Falcão (IWF) desenvolve o projeto Ler e escrever: muito prazer. Leitores de todas as idades fazem teatro, publica livros, expõe gravuras, produzem filmes em curta-metragem e abordam as diversas linguagens. Agora o projeto terá um espaço próprio.

"Tudo que é importante pra gente tem um lugar de destaque. Uma foto a colocamos num portarretratos sob a estante. O livro também tem que ter um lugar importante. Não um lugar empoeirado, sombrio. Tem que ser um lugar bonito de se ver. Porque quando a criança entra nesse ambiente de leitura ela compreende como é importante ler. A Casa da Leitura vai mudar a visão de pais e filhos a cerca do ato de ler. Na casa, as crianças serão acolhidas e serão levadas a perceber o prazer do momento da leitura, tão importante como todas as coisas maravilhosas da vida", explica a professora de Ensino Fundamental, Aldalena Fiúza.

Quem conhece Aracati sabe que ali se encerra um pedaço da história do Ceará, e as que se inicia são outras, pelas palavras, literalmente, dos novos memorialistas, historiadores e dos novos estudantes das antigas escolas. O projeto Ler e Escrever: muito prazer, em quase um ano, já é sucesso entre famílias, alunos e educadores. E dentre as metas de 2011 é ter um lugar para chamar de seu. A "Casa da Leitura", como já é chamada, terá mais que livros.

"Queremos proporcionar aos nossos jovens mais que um ambiente físico para o desenvolvimento de atividades. A proposta do projeto é o de desenvolver o olhar sobre as diversas leituras que podemos fazer das coisas", afirma o coordenador do projeto, Marciano Ponciano.

A casa já nasce histórica. Será a antiga sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), e onde está situada traz o nome de personagens históricos: na Rua Coronel Pompeu, esquina com Rua Adolfo Caminha. O Instituto Waldemar Falcão promete fazer da "Casa da Leitura" um espaço privilegiado para o incentivo e desenvolvimento de habilidades leitoras de crianças, jovens e adultos.

Pela importância da construção, o IWF organizou uma equipe orientada pelo artista Ricardo Freitas para que detalhes significativos da arquitetura possam ser preservados e evidenciados. O projeto de restauro conta ainda com a orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Núcleo de Apoio ao Sítio Histórico de Aracati (Nasihara). A inauguração da casa está prevista para os próximos dias.

"Eles desenvolvem a leitura por prazer. Esse gosto ajuda na compreensão de até outras disciplinas, trará bons frutos", defende Soraia Holanda, mãe de Ana Raquel e João Victor, dois "leitores por prazer".

MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Waldemar Falcão (IWF) - http://www.incentivoaleituraiwf.blogspot.com/  e marcianopon@yahoo.com.br
Telefone: (88) 3421.1481

Melquíades JúniorColaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário